Big Data para todos os tipos de empresas
Tem sido bastante interessante participar de reuniões e observar o quanto a tendência de uso do Big Data tem estado distante da maioria das empresas, principalmente, pela percepção que essa é uma ação cara, inacessível e dispendiosa.
Quando fui atrás de uma definição encontrei no Google:
Diz-se que o Big Data se baseia em 5 V's : velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. ' Big Data é um termo amplamente usado na atualidade para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar.
O que, apesar de ser uma definição correta, não aproxima das micro e pequenas que também precisam desse tipo de ação e não entendem como ela se adequa a sua realidade. Diante disso, decidi pontuar questões importantes relacionadas ao Big Data.
Big Data não se refere só a dados de analytics, formulários e redes sociais.
Não importa o canal, importa o que você quer descobrir e, aí sim, buscar através da plataforma que você vai conseguir esses dados.
Exemplificando: o monitoramento de como e quanto as pessoas fazem o pagamento na sua empresa, via sistema interno de caixa, já são dados que podem te ajudar a novos e melhores insights para a sua empresa. Quantos pagam em dinheiro? Quantos usam o cartão? Preferem débito ou crédito? Muitos parcelam? Diante disso, você pode observar coisas como: existe algum incentivo de desconto para pagamento em dinheiro e a vista? Em meio a crise aumentou a quantidade de parcelamentos?
Viu como analisar os dados podem te ajudar a ter uma visão melhor da sua empresa? Isso vale pra qualquer dado de volume da empresa.
Big Data serve para gerar insights de várias e eternas possibilidades e finalidades; você só tem que apurar, analisar e pensar.
Você pode reduzir os custos e tempo - exemplo, você se cadastrou em todas as redes durante um ano mas somente o Facebook está gerando engajamento e leads e você, através dos dados de pesquisa, descobriu que seu público só está realmente no Facebook. Pra quê manter todas as redes podendo reduzir para a rede principal e mais umas duas pensando no futuro? Por que ter custo de horas em milhares de redes podendo investir mais seu tempo e esforço somente em poucas mais eficazes?
Desenvolver novos produtos e ofertas - viu que quem visita seu site também visita outro com produtos que poderiam fazer parte da sua empresa. Ou viu que seu público acessa sites como hotel urbano, peixe urbano, vale pensar em um cupom em sites com mesma finalidade?
E até tomar decisões mais inteligentes - seu público, por exemplo, compra em e-commerces. Para que investir em uma nova loja se você pode investir no e-commerce / m-commerce?
Apesar do nome Big Data representar um volume grande de dados, o que importa não é a quantidade mas a qualidade dos dados.
O que você fará com esses dados é o mais importante. É preciso que os dados ajudem a conclusão de insights que auxiliem na tomada de novas e melhores decisões e direções estratégicas para o negócio. Independente do tamanho do negócio.