"Biografia: O código humano na era tech"
Qual o valor da sua história nesse mundo acelerado em que vivemos?
"O que finalmente queremos para o nosso sentimento de vitalidade é simplesmente a velocidade de estímulos. Assim, a forma ou o conteúdo do estímulo dificilmente terá algum significado. De fato, as formas vazias serão as preferidas, uma vez que aquelas com conteúdo e significado diminuem o ritmo da mudança. Encontrar significado em uma experiência requer um ato de organização mental e isso leva tempo“.
Na Antroposofia trabalhamos em 3 principais dimensões do ser humano: pensar, sentir e querer, com um olhar profundo e integral. Com a aceleração dos nossos tempos, há uma distorção nessas dimensões que Rudolf Steiner nomeou de Mecanização do Pensar, Vegetalização do Sentir e Animalização da Vontade.
Essa expressão: "Mecanização do pensar" foi muito usada por Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, para caracterizar a época atual. O uso indiscriminado das telas e da tecnologia, pode nos levar a esse pensar passivo. A criatividade que cria o que ainda não existe e que é a característica mais nobre do ser humano, pode se perder.
Nesse mesmo sentido, pode ocorrer o que ele chamou de "Vegetalização do sentir", que é o efeito da banalização da vida e dos valores morais por meio do excesso de notícias catastróficas às quais acessamos diariamente. Essa dormência do sentir, por outro lado, acontece quando nos isolamos socialmente e não promovemos os tão importantes encontros sociais. Corremos o risco de nos tornarmos solitários diante de toda a parafernália da informática.
Por fim, devemos nos atentar nessa nossa época, à "Animalização da vontade", outra expressão criada por Rudolf Steiner, que é a paralisia no querer e a consequente sensação de sermos incompetentes para mudarmos qualquer coisa. Segundo Daniel Burkhard, autor do livro "Nova Consciência - altruísmo e liberdade" que aborda esse tema, uma criança que fica horas na frente da TV ou do celular não consegue desenvolver força de vontade. Os fast foods com seus produtos industrializados, fazem a sua parte arruinando a nossa saúde, o que é um bom negócio para os laboratórios farmacêuticos.
Recomendados pelo LinkedIn
É considerado um verdadeiro ser humano, quem equilibra em si, de maneira harmônica, a cabeça, o coração e as mãos.
Estarei no Hacktown, um dos principais eventos de tecnologia, inovação e comportamento da América Latina, com esse conteúdo e o tema: "Biografia: O código humano na era tech".
Vamos conversar sobre como a desaceleração do ritmo e dos estímulos pode nos conectar com o que verdadeiramente importa?
Dia: 19/08 (sábado)
Local: Santa Rita do Sapucaí - Salão Dom João Bergese (sala)
Horário: 11:30 às 12:30
Coordenadora de Treinamento no Grupo CCR
1 aExcelente e necessário refletir sobre o impacto da aceleração em nossas vidas! Parabéns Marisa Bussacos e sucesso em sua palestra, que sem dúvida trará boas contribuições. Um abraço 🤗 💕