Birras das crianças: estratégias para Pais
Talvez já te tenha acontecido talvez não mas o que eu gostaria de partilhar contigo é o que acontece com vários pais de crianças pequenas quando elas fazem uma birra em casa e começam aos gritos, levando qualquer ser humano à loucura.
O que tu podes fazer:
1. Se ele(a) está a fazer uma birra, grita e chora à tua frente, evita falar com ele(a) nesse momento. Terias de elevar o teu tom de voz e duas pessoas aos gritos não se entendem.
- Solução: viras as costas, vais para outro espaço da casa e aguardas que se acalme. Sem "público" fazer uma birra não tem a mesma piada.
2. Quando ele(a) estiver calmo chegas ao pé dele(a) e descreves a situação rotulando a emoção que ele(a) estava a sentir, terminando com uma pergunta.
- "À pouco estavas aos gritos porque te pedi para guardares os teus brinquedos e ires para a cama, parece-me que ficaste triste com o que disse filho? "
O objetivo é criar empatia e compreender o que ele sente e a melhor forma de o fazer é escutá-lo tranquilamente.
3. Quando crias empatia abres a possibilidade da parte racional do cérebro do teu filho(a) poder escutar o que queres que ele faça e esta é a altura para combinarem o dia de amanhã, perguntando como/onde/com quem ele vai querer brincar.
Redirecionas o foco para uma solução e evitas debater o "problema" que levou à birra.
Quando isto for feito e a atividade futura estiver definida é o momento de elogiar o comportamento do teu filho(a) pela forma como ele está a aprender a lidar com as situações do dia a dia.
O último momento juntos deve ser de grande felicidade, dai a minha sugestão for sempre, terminar este momento educativo/pedagógico com um abraço longo e forte ao nosso filho(a).
A verdade é que os nossos filhos viverão de acordo com as nossas expectativas, e isso depende de ti melhorar, enquanto pai e mãe.
Se gostaste deste conteúdo, segue-me no LinkedIn!