Black Friday 2024: Por que descontos não são uma boa opção?
Embora os descontos da Black Friday gerem um alto volume de vendas, acabam atraindo, em grande parte, consumidores que “batem e voltam” — aproveitam as ofertas e depois desaparecem.
Neste artigo, você vai aprender que:
Conhecida por ser um das datas mais aguardadas do ano para o comércio, a Black Friday 2024 acontece no dia 29 de novembro. É um momento de oportunidades para muitos varejistas que buscam impulsionar suas vendas e captar a atenção dos consumidores.
De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compra Black Friday 2024, realizado pela Wake em parceria com a Opinion Box, duas a cada três pessoas pretendem comprar na data.
A pesquisa também mostra a porcentagem de entrevistados que não irão comprar ou estão em dúvida. Nesse contexto, um dos motivos é a falta de confiança na Black Friday brasileira.
Por que os consumidores não confiam na Black Friday brasileira?
A falsa sensação de desconto é o principal motivo de descrença na Black Friday. Segundo a pesquisa, 78,3% dos entrevistados acreditam que os valores aumentam perto da data.
Além disso, as promoções serem as mesmas dos meses anteriores (43,5%) e não serem atraentes (34,8%) compõem o ranking dos dados.
Com clientes mais exigentes ao longo dos anos, o comércio não tem outra saída a não ser estudar o seu público e se comunicar previamente. Nesse sentido, as empresas precisam criar uma cultura de desejo no consumidor e despertar a ideia de confiança não somente na Black Friday brasileira, mas com a marca em si.
Uma maneira de construir essa relação é montando uma estratégia de marketing consistente que, juntamente com a Black Friday, possa atrair os clientes por outros motivos. As Promoções Comerciais se encaixam nessa proposta: a empresa pode gerar sorteios ou oferecer vale-brindes
As campanhas promocionais são capazes de reterem e fidelizarem os clientes por mais tempo que descontos pontuais. Além disso, a marca passa a ter mais confiança do público, que começa a indicá-la para o seu círculo social.
Mas os descontos não são uma boa opção?
Para quem possui um comércio, seja ele físico ou online, um dos maiores desafios em datas como a Black Friday é a competição acirrada baseada exclusivamente no preço, com os consumidores buscando quem oferece o menor valor.
Como resultado, o cliente não cria uma relação de fidelidade com a loja, pois a compra está associada apenas à data promocional.
Assim, descontos em eventos como a Black Friday, embora gerem um alto volume de vendas, acabam atraindo, em grande parte, consumidores que “batem e voltam” — aproveitam as ofertas e depois desaparecem.
Recomendados pelo LinkedIn
Esse comportamento eleva o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), o que impacta diretamente o lucro.
O CAC é uma métrica para mensurar quanto a empresa investe em marketing e vendas para atrair novos clientes em um determinado período. Ele reflete o custo médio dessas ações.
Quando a empresa deixa de competir apenas por preço e passa a desenvolver estratégias que destacam seus diferenciais, fortalecendo o relacionamento com o cliente, o CAC tende a diminuir, resultando em maior lucratividade.
Estratégias para a Black Friday 2024 baseadas em dados
A melhor estratégia para se diferenciar da concorrência é ouvindo os consumidores. A seguir, vamos mostrar três ideias de Promoções Comerciais para executar na sua empresa a partir dos dados da Pesquisa de Intenção de Compra Black Friday 2024.
1. O cartão de crédito é seu aliado
Conforme o relatório, 38,3% dos entrevistados têm a intenção de usar o cartão de crédito para parcelar suas compras na Black Friday desse ano e 24% cartão de crédito à vista.
A empresa pode promover uma promoção comercial em que, a cada x valor em compras no cartão de crédito da loja, o cliente recebe um número da sorte para concorrer a prêmios.
Uma campanha efetuada pela Santini.global foi a “Compra Campeã” das Lojas Quero-Quero em parceria com a ELO. Para participar, bastava realizar compras com o cartão Quero-Quero VerdeCard ELO. A cada R$50,00 em compras, o cliente recebia um número da sorte.
2. Fidelizar é o caminho
Ao serem questionados sobre quais fatores fariam escolher entre uma loja ou outra, 33,5% dos entrevistados relataram que preferem comprar em locais que já conhecem e possuem histórico.
A Rede Cooper foi uma dessas empresas que aproveitou seus 80 anos de história para realizar uma Promoção Comercial. A cada R$80,00 em compras, o cooperado ganhava um número da sorte para concorrer. Além disso, existiam marcas aceleradoras, as quais entregavam mais números da sorte aos participantes caso estivessem presente na compra.
3. A irmã gêmea da Black Friday
Pouco conhecida, a Cyber Monday ocorre na segunda-feira após a Black Friday e representa uma grande oportunidade para o comércio.
Na pesquisa, 36,1% dos consumidores relataram que comprariam na Cyber Monday se não encontrassem a melhor oferta na Black Friday.
Logo, é possível lançar novas promoções, criar campanhas e conteúdos direcionados, além de aproveitar o dia para liquidar o estoque de produtos que restaram da Black Friday.
Precisando de ajuda com a sua campanha promocional?
Você já conhece a Santini.global? Nós nascemos com o objetivo de apoiar as empresas no processo de automatização de promoções comerciais com sorteios.
Nós desenvolvemos uma Plataforma Global de Promoções que irá trazer praticidade e segurança para que você possa executar a sua campanha promocional sem preocupações.
Também criamos e desenvolvemos seu hotsite com toda a infraestrutura necessária para evitar problemas com ataques e números elevados de acessos, por exemplo, assim como te auxiliamos na legalização dos seus sorteios, formulando o seu regulamento e prestando contas junto aos órgãos competentes.