A Black Friday no país da inadimplência
Qual a lógica do calendário promocional brasileiro em um país onde 73 milhões de brasileiros estão inadimplentes (em um país com uma população economicamente ativa de 108 milhões)?
Não há dúvida do potencial de vendas da Black Friday. As estimativas para essa edição giram em torno de R$ 5 bilhões em vendas ao longo dessa semana. Um resultado expressivo mas que será resultado de muita compra por impulso e pouca oferta personalizada. A data mobiliza o varejo como um todo, com foco no e-commerce e nos marketplaces, mas também empresas de serviços e até no B2B.
Há um elemento inquietante nessa expectativa: justamente a saúde financeira do consumidor. É sempre a situação absurda de tentar acelerar o carro com o freio de mão puxado. Mais detalhes no vídeo. Assistam, comentem e reflitam. Qual será a cor dessa "Black" Friday?
É isso mesmo o brasileiro é um forte, mesmo tomando decisões erradas, é mais um exercício de antifragilidade. Quanto mais estressores, mais forte ficamos!
Consultor e vendedor
1 mConcordo, No entanto o que se vê é um desejo do governo, de parte dos comerciantes ter nos mãos 73 milhões de pessoas, presas,escravizadas para serem usadas como massa de manobra para seus intentos
Mestre em Comunicação. Professor nas áreas de Propaganda e Marketing.
1 mQuase 2/3 das pessoas economicamente ativas ainda estáo inadimplentes, mesmo com o programa desenrola? Assim, não tem promoção que salva o varejo.