Bloqueios Criativos, como superar?
Alguma vez você já esteve com uma folha de papel em branco na sua frente no colégio, faculdade ou trabalho e sua mente estava infinitamente mais branca do que aquela folha de papel?
A resposta provavelmente é sim. Isso acontece com todo mundo em algum momento e comumente chamamos de bloqueio criativo. Muitas vezes diante de testes na vida escolar ou profissional, nos deparamos com um grande vazio de ideias que não sabemos como preencher. Cria-se um sentimento de frustração e a falsa sensação de que não somos criativos ou existe algum tipo de bloqueio.
Acredite todos temos criatividade e imaginação para superar estes desafios, mas algumas pessoas parecem ter isto de forma mais desenvolvida, e fatalmente pensamos não possuir esta habilidade.
Embora seja um pensamento comum e praticado por muitos, isto não é verdade e a criatividade não é um dom para poucos. Todo individuo possui este talento, o que acontece é que para alguns durante a vida escolar, familiar isto foi desenvolvido, estimulado e para outros já não acorreu de mesma forma.
Mas agora já adulto tendo recebido estes estímulos ou não, precisa apresentar projetos e atividades e este vazio permanece lá. O que fazer?
Vamos falar aqui de dicas simples que ajudam a superar estes momentos, e você perceberá que sempre foi criativo, apenas não se conectou com este dom.
1- Esqueça pensamentos lógicos:
Simples, apenas tenha ideias e não se preocupe com a lógica. Quando ficamos presos a regras as ideias acabam por não fluir de forma espontânea. Deixe-as fluir sem pensar em detalhes, e lembre-se estão na sua mente terra que você domina e pode criar livremente.
2- Tenha referências:
Uma coisa muito importante é que ideias não surgem do nada, elas vêm de suas experiências e conhecimentos. Por isso é importante ter bagagem e conhecimento, faça leituras, veja filmes, conheça novas músicas e artistas ouça as histórias de seus amigos. Nunca se sabe quando poderá usar conhecimentos que você vivenciou ou que compartilharam com você.
3- Tenha um arquivo pessoal:
É importante ter um arquivo que possa acessar e revisitar experiências antigas, fotos, vídeos, textos tudo que possa trazer novamente memorias, sentimentos e pensamentos que possam colaborar com seu projeto atual. Afinal recordar é viver e viver é criar.
4- Valide ideias:
É importante durante o processo de criação deixar as ideias fluírem e não pensar tanto em regras, mas como próxima etapa valide aquilo que criou, o que é possível o que pode ser melhorado. Sua mente é um universo livre e infinito, mas trazer para um mundo concreto estes pensamentos também é importante.
5- Descanse:
Por último e não menos importante é o descanso, sim porque descansar é necessário e fundamental para uma mente criativa. Não se force demais e faça pequenas pausas enquanto estiver criando, isso ajuda a mente a relaxar e trazer algo novo. A criatividade também é estimulada quando está em repouso.
Então ser criativo não é de outro mundo, sua mente permite que faça coisas incríveis desde que estimule e pratique a arte de criar. Nada disso são regras, cada um tem um método ou processo próprio de criação. o importante é acreditar q você é criativo e possui habilidades, basta desenvolvê-las.