Criatividade - Só para quem nasce com ela?
Houve um tempo que eu não me achava uma pessoa criativa. Pensava que isso estava bem longe das minhas habilidades e que era algo que nunca iria fazer parte de mim. Até que nos meus processos de desenvolvimento pessoal e profissional tudo que eu lia sobre meu perfil me dava o Feedback de que eu era uma pessoa criativa.
Demorou para eu me convencer que a tal criatividade fazia parte de mim e que além disso, era possível desenvolvê-la.
Sim! Criatividade é para todos! E como outras habilidades, ela pode ser desenvolvida, aperfeiçoada, até que nos tornemos especialistas. Basta vontade, dedicação e treino!
A neurociência afirma que todos nascemos criativos, e o auge da nossa criatividade se dá na infância. E conforme vamos crescendo, por inúmeros motivos vamos inibindo nosso potencial criativo. Porém, na fase adulta, há várias maneiras de incentivarmos nosso cérebro a ser mais criativo: cuidando das nossas emoções, praticando atividades físicas, meditando, fazendo atividades que gostamos, um hobby. Atividades que além de dar prazer e satisfação, exercita o cérebro, como por exemplo a leitura e a escrita.
No trabalho, somos mais criativos quando o exercemos com paixão, quando fazemos aquilo que gostamos e ali colocamos nossos talentos. Nesses momentos despertamos nosso potencial criativo.
Um dos meus objetivos é desenvolver meu potencial criativo na escrita. Essa é uma habilidade que tenho já um pouco desenvolvida e que há algum tempo descobri que sou completamente apaixonada.
Sempre é tempo de aprender, se desenvolver.
Permita-se!