A boa notícia: O Marketing mudou o paradigma das Vendas. A ruim: seus vendedores ainda não sabem disso
Escrito por Verónica Meza Tamayo, CMO da Yerbabuena Software
Traduzido por Laila Compan da Compan Traduções
Há 30 anos, em indústrias de produtos sofisticados, software, maquinaria, etc., a venda passava inevitavelmente por um vendedor. O possível cliente não tinha outra maneira de obter a informação que precisava para realizar a compra a não ser através de um agente comercial que esclarecia todas as suas dúvidas. Como o cliente não tinha outro remédio, o primeiro contato com o vendedor era feito em um momento muito prematuro do desenvolvimento da oportunidade. Esse contato, naturalmente, era considerado bem feito se:
- O cliente recebia uma visita presencial;
- O cliente continuava recebendo visitas constantemente durante todo o processo de compra;
- Fosse sempre bem devagar, sem pressionar o cliente, respeitando o seu tempo.
Venda tradicional. Além disso, na maioria das vezes, era o vendedor que realizava esse primeiro contato. Com certeza isso era uma espécie de roleta russa, porque o vendedor batia em tantas portas, mas não sabia o que iria acontecer. Às vezes fechavam a porta na cara dele, e outras, graças ao conhecimento do seu setor e seu cliente potencial, o vendedor encontrava alguém que poderia estar interessado no que ele vendia.
A Internet mudou tudo, e com isso, o Marketing também mudou o paradigma das Vendas. Hoje em dia, quando um vendedor é contactado por um possível cliente, este já percorreu cerca de 57% do seu processo de decisão de compra por conta própria (The Digital Evolution in B2B Marketing). Isto é assim por razões do senso comum:
- A maioria das informações que o cliente precisa para comprar (preços, análises de ferramentas, comparações, informação técnica, referências, etc.) está publicada na web pelas empresas.
- Gera muito mais custo para o cliente a visita de 10 representantes comerciais de 10 empresas diferentes, que pesquisar por conta própria, e por fim, entrevistar apenas 3 vendedores.
Vamos ressaltar o que acabo de dizer para que fique gravado com fogo na nossa mente:
"Quando um cliente entra em contato com um vendedor já tem mais da metade da decisão de compra tomada."
Na realidade, esta é uma notícia muito boa, não é? Depende de como trabalhamos o Marketing e de como trabalhamos as Vendas:
- Se o seu departamento de Marketing não disponibiliza informação suficiente na web para que o cliente se interesse por vocês, é possível que ele entre em contato com o vendedor daquele produto que oferece mais informações.
- Se os seus vendedores se aproximam mais dos prospectos como há 25 anos, outro será mais rápido e irá diretamente às dúvidas que cada cliente tem, para atacar seus pontos fracos, e vai levar rapidamente a presa à boca.
- Se você for como há 30 anos, vai perder tempo, esforço e encher um funil com uma oportunidade que será dada a outro.