A BOLA DA VEZ : LINGUAGEM PROXÊMICA
Desde que o mundo é mundo o ser humano necessita de comunicação para sobreviver. Antes mesmo de existir uma linguagem estruturada, seja ela falada ou escrita, o ser humano mantinha comunicação através de símbolos e gestos.
Comunicação não verbal é toda e qualquer comunicação que realizamos com o nosso #corpo, sem o uso da palavra falada, como gestos, postura e contato visual.
O poder da comunicação não verbal mostra que não é necessário falar para que outra pessoa entenda nossa mensagem, ou simplesmente, como nos sentimos naquele momento.
A comunicação não verbal diz muito sobre quem somos e como pensamos que é necessário estar atento para não passar uma imagem errada e deixar escapar alguma grande oportunidade.
Hoje falaremos sobre Linguagem Proxêmica
A palavra proxêmica tem raiz no latim proximus que significa perto. Ou seja, a noção de se comunicar chegando perto ou se afastando. Seja por translação (mover o corpo) ou por expansão/contração de partes do corpo.
O que você sente quando alguém se aproxima ou se distância de você? Qual a sensação que isso causa? Sabia que existe uma distância conveniente para estabelecer esse tipo de comunicação. O estudo desse conjunto entre distâncias na linguagem e seus significados é chamado de comunicação proxêmica.
No livro “ A dimensão Oculta”, Eward Hall analisa profundamente como o ser humano percebe e se apropria do ESPAÇO e os significados que isso tem.
“Evite aproximar-se ao extremo quando conversar com alguém que não lhe deu intimidade”
O espaço de 45 cm a partir do seu corpo é considerado zona íntima. Se alguém chegar perto assim, ou é íntimo ou está intimidando.
A sensação de ter seu espaço invadido por alguém que não tem intimidade suficiente é demais desagradável, gera repulsa e causa raiva. Concorda?
Entre 45 cm e 1,20 m é considerada zona pessoal. Essa é a distância considerada padrão para qualquer conversa entre amigos, colegas de trabalho e pessoas em geral.Essa também é uma região que não suportamos qualquer pessoa. Portanto, tome cuidado também para não passar a imagem de intruso.
Depois disso, até uns 3 metros ou um pouco mais, é considerada zona social e depois disso, zona pública.
Estude leia e pesquise sobre o assunto. É um universo muito grande com inúmeros temas e debates para enriquecer nossa comunicação.
Não se esqueça desse artigo na próxima vez que você for conversar com alguém que ainda não tem tanta intimidade assim.