Bom dia, sempre, por favor!
Imagem de @rawpixel.com

Bom dia, sempre, por favor!

Você já negou um bom dia a alguém alguma vez? Já foi tachado de mal-educado – por anos! – por ignorar pessoas, enquanto se dirigia à sua estação de trabalho?  

Talvez você nunca tenha percebido ou tido a sorte de alguém lhe falar, mas eu já!

Lembro-me como se fosse hoje, quando me foi apresentado o plano de ação, elaborado pela minha equipe, de melhoria da pesquisa de clima realizada na empresa. O resultado era excelente e inquestionável, estávamos em uma GPTW, um ótimo lugar para se trabalhar! Mas um feedback me tirou o chão: 

_ Você é seletivo, só dá bom dia para quem quer! (nunca nessa vida, não sou esse tipo de pessoa – pensei) 

_ Outro dia, perto do relógio de ponto, te cumprimentei e nada! (cara, eu devia estar no celular, pensando nas mil coisas que um líder precisa fazer – tentei argumentar) 

_ Já te falo bom dia bem baixinho, daí as pessoas não percebem que fui ignorado pelo meu gestor... (um soco no estômago, mas deve ser a m#rd@ da máscara – me esquivei em pensamento) 

_ Quando você chega, fala bom dia para um lado da sala e esquece do outro. (me vi claramente fazendo isso, e a ficha começou a cair...) 

_ Chefe, é sério, aceita que dói menos. Você faz, quer dizer, não faz! (e a vergonha me tomou por inteiro – e gaguejando desculpas, aceitei) 

Fui para casa desnorteado. Será que estou educando minhas filhas assim? E o porteiro do prédio, a tia da padaria, o vigia, o que eles pensam de mim? Sou um mal-educado nato, no mínimo!!! 

Boa noite, meus amores, em tom de brincadeira entrei em casa. 

Em seguida, senti um frio na espinha, foi quando percebi que ainda era segunda-feira e que o dia seguinte era dia de labuta, dia de dar bom dia para o pessoal do trabalho! O prazo para mudança era curto demais, eu precisava mudar e estava apavorado. Como iria dar bom dia de forma natural se todo mundo estava me olhando e me julgando? 

E foi uma das experiências mais difíceis que já encarei como gestor de pessoas. Pensei em resistir, em chegar bem mais cedo, sentar na minha estação de trabalho e não sair mais de lá; ou marcar uma reunião externa ou visitar um fornecedor..., mas não adiantava, a minha hora ia chegar. Criei coragem e fui. 

Foi péssimo, como se eu estivesse nu em praça pública com todos apontando em minha direção... O bom dia mais artificial, com o sorriso mais amarelo, da minha vida!!! 

Ontem, após um bom tempo do fatídico dia, minha equipe me disse que eu mudei (mas contínuo preocupado em não ter recaídas) e me desafiou a promover a prática do bom dia para outras lideranças mal-educadas da empresa (a maioria, pasmem). E, por isso, decidi fazer isso publicamente de forma a alcançar outros gestores desavisados ou não.

Sei que liderar não é tarefa fácil, mas temos que tomar cuidado para que as cobranças por resultados, compromissos diversos e a busca constante por soluções acabem nos impedindo de perceber as pessoas que fazem tudo acontecer.

Analisando minha rotina, descobri que meu ponto fraco aparece quando minha atenção está em outro lugar! Das pouquíssimas vezes que ainda me pego negando bom dia a alguém estou sempre andando, digitando ou lendo alguma coisa no celular, ou correndo para uma reunião que surgiu do nada na minha agenda.

Será que esse não é o seu também?

Dar bom dia é tarefa simples e ignorá-la pode ser desastroso no dia a dia do trabalho da sua equipe, pois é um sinal claro de desprezo e de falta de respeito vindo de alguém que deve ser exemplo. 

Dê bom dia sempre, por favor! 

Márcio Ferreira

Filho de Deus e co-herdeiro com Cristo.

2 a

Parabéns por sua humildade e coragem de reconhecer um descuido e de expor essa situação em rede social, mas posso dizer que o tempo que trabalhei no DN você sempre foi educado e gentil na vezes que tivemos contato, porém é um sinal de honra e muita coragem se expor, mais um vez parabéns!!

Rafaella Atallah

Administradora de Empresas | Gestão Administrativa | Gestão Financeira | Projetos

2 a

Bom dia! Muito feliz por você aproveitar a oportunidade de refletir e ter iniciativa de mudar. Parabéns.

Maria Cecília .

Coordenadora de Controle de Documentos na Vale | Gestão da Informação e do Conhecimento

2 a

Bom dia, Carlos Tadeu! Excelente artigo! Parabéns e obrigada por compartilhar sua experiência e aprendizado! Já passei por situação semelhante e tento me policiar sempre. Como ouvi da minha líder um dia desses… “um líder não cuida de resultados, cuida de pessoas”. E olha, dependendo do “bom dia”, o dia da gente até muda… Abraços!

Vanessa Fernandes

Arquiteta Coordenadora de Projetos Executivos

2 a

Devemos ter cuidado mesmo para não deixar a correria do dia, trabalho, afazeres eliminar nossa essência! Parabéns Tadeu a você e sua equipe que faz de você um lider ainda melhor, um belo sinal que gostam e adimiram você! Abraços!!!

José Eduardo Pereira Gonçalves

Gerente de Controladoria na Asgaard Navegação S/A

2 a

Calma aí! Quando fomos colegas de trabalho num departamento que tinha aproximadamente 30 pessoas, lembro muito bem de você ter sido o único a me parabenizar pelo nascimento de meu filho.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos