Faça o que você ama e trabalhará para sempre
Gostar do que você faz, não vai fazer com que você nunca mais trabalhe na sua vida, mas vai fazer com que você queira se tornar melhor a cada dia.
Estava em casa, em pleno domingo onze e quarenta da manhã. Zapeando os canais, sem encontrar um programa que me agradasse.
O tédio parece que estava me consumindo, pensava em várias coisas para fazer, mas nenhuma me parecia muito atrativa.
Minha gata uma Snowshoe linda e assustada, estava estranhamente sentada a meu lado, algo que quase nunca faz. Mesmo a presença linda dela, não me trazia lá muitas inspirações. Cheguei a pensar em ler alguma coisa, mas sabia que desistiria da leitura numa fração de segundos.
Por estar próximo do horário de almoço, meu marido e eu discutimos, pois não estava disposta a preparar a refeição, e pelo que me parecia, ele também não. Meio irritada e tanto escandalosa, entrei em um dos quartos – o que tem a função de escritório de segunda a sexta feira - e decidi ligar o computador. Não sabia exatamente o que estava procurando, apena liguei.
E em aproximadamente trinta minutos, eu já estava com 9, sim 9 páginas de pesquisa abertas.
Há uma frase que diz, " escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida". Atribuem a célebre frase a Confúcio, que de confuso não tinha nada. Nunca cheguei a discordar dele, mas sempre tive algumas ressalvas, até porque, não acredito que uma pessoa possa simplesmente deixar de trabalhar, será que existe?
No entanto, naquele domingo, parece que enfim compreendi Confúcio. Eu estava li, diante da minha tela, com tantas abas abertas, porque tivera uma ideia, a respeito de um projeto em que estou trabalhando e precisava registrar para não deixá-las fugir, enfim estava trabalhando, e foi meu trabalho quem me tirou do tédio naquele instante.
Abri meu OneNote, e escrevi livremente, apenas para não deixar aqueles palavras se perderem, depois retomei e fui dando a elas sentido, forma e a organização que mereciam.
Eis o que acredito: encontre um trabalho que ame, e trabalhará a vida toda.
Não precisamos deixar de lado a ideia de que é importante encontrar um trabalho que nos satisfaça, mas é preciso acrescentar, que mesmo esse trabalho pode nos adoecer se não for bem administrado. Pode até não sair um burnout, mas você pode se tornar um workaholic, o que certamente te levará a um burnout – sim, tornar-se á um ciclo vicioso -.
Recomendados pelo LinkedIn
Se mesmo o amor, um sentimento tão lindo, pode vir a ser uma problema, uma doença até, porque o trabalho não seria?
Naquele domingo, depois de destrinchar minha mente e deixá-la vazia de ideias, voltei para a sala, coloquei em um programa e enfim consegui curtir meu domingo, fazendo vários nadas.
Sobre a autora:
Psicóloga, sim trabalho ouvindo pessoas, amo um áudios longos mas nas horas livres gosto de escrever e postar por aqui conteúdos que envolvem o universo acadêmico, de trabalho (claro rsrs) as relações e as emoções - essa não poderia faltar -.