Bons níveis de Vitamina D no organismo mantêm o equilíbrio ósseo e muscular
Vitamina D, quando em níveis ideais, atua positivamente na manutenção do nosso organismo, mantendo o cérebro funcionando perfeitamente, fortificando ossos, músculos e dentes
A vitamina D, quando em níveis ideais, atua positivamente na manutenção do nosso organismo, mantendo o cérebro funcionando perfeitamente, fortificando ossos, músculos e dentes. Mantém o equilíbrio ósseo, agindo como um hormônio e ajuda na prevenção de diversas doenças, como o câncer, artrite reumatoide, esclerose múltipla, diabetes do tipo 1 e do tipo 2, doença cardíaca, demência, esquizofrenia e hipertensão. Como resultado, observa-se um aumento das concentrações de cálcio e fósforo, da mineralização óssea, ela induz a síntese proteica, responsável pela homeostase (equilíbrio) do cálcio, além de manter a regularidade de outras vitaminas e minerais.
Os meios pelos quais nosso organismo pode obter a vitamina D são dois: por meio da ingestão de alimentos ricos nesta substância, como óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada, tais como as sardinhas, o arenque, o salmão, a sarda, na manteiga, na carne, nos ovos e no leite, e por meio da exposição diária ao sol. Quanto a este último, é fato afirmar que ele tem importância vital para a absorção de vitamina D pelo organismo. Porém, fatores como a influência da exposição ao sol e a influência de fatores ambientais (hora do dia, estação do ano, latitude e de fatores relacionados ao próprio indivíduo e aos seus hábitos) dificultam o estabelecimento ideal de dose diária recomendada para a vitamina D. É bom lembrar que quando em excesso, a exposição pode causar danos nocivos à saúde. Neste sentido, por habitarmos em um país cujo clima é mais que ensolarado em grande extensão territorial, a ativação de vitamina D no nosso organismo é muito favorecida.
Ao contrário do que se imagina, o sol (para muitos um verdadeiro vilão) é fundamental para a saúde do homem. Leia mais