BONS TEMPOS AQUELES?
Nosso cérebro gosta de brincar. Quando somos crianças queremos muito ser adultos. Os adultos sentem saudades da infância. E o mais incrível, temos a sensação de que o passado foi sempre melhor. Será que foi mesmo ou jogamos um verniz bonito em algo que superamos, mas que doeu demais quando aconteceu?
Pense bem, tudo melhorou. Sim, vivemos um tempo de desemprego, desesperanças, as vésperas de uma eleição onde está difícil achar quem nos represente. E antes, era diferente? Vencemos momentos piores, sobrevivemos e faremos isso outra vez.
Voltando ao passado o que era melhor exatamente? As telecomunicações? As curas de doenças? Os meios de transportes? O combate ao preconceito e ao racismo? Reparem nisso. Câncer era sentença de morte. Hoje 85% dos casos são curáveis. Negros e mulheres eram discriminados e nem tinham para quem reclamar. E hoje? E o telefone tijolão, você tem mesmo saudades dele?
A nostalgia traz a sedução de que já vivemos o que tínhamos de melhor para viver. E isso não é verdade. A vida pode mudar num telefonema e tudo se transformar em coisas maravilhosas.
Quando você menos espera pode aparecer uma pessoa que te transforme. Já não aconteceu com você? E ocorrerá de novo. Mas só há uma pessoa que seguramente poderá fazer sua vida avançar. E a boa notícia, essa pessoa é você.
A nostalgia te deixa inerte, conformado e não te leva a lugar nenhum. E não pense que as coisas ficarão boas quando vier a aposentadoria. Conversa fiada. Pergunte a alguém que não tenha uma rotina de problemas, idealizações e coisas novas, se gosta do seu dia a dia?
Nunca se acomode. A zona de conforto não te levará aos seus merecimentos. Aja. Não é fácil mudar hábitos. Mas quem mude evolui. Sempre há algo novo a se conquistar. O mundo tecnológico e digital, que está chegando, é quase como uma outra forma de vida. Aproveite. Entre nessa onda de renovação.
Não há mal nenhum em olhar velhas fotos e dar boas risadas. Mas elas só servem para isso. Nada mais. Já sua atitude positiva hoje, mexerá com tudo que está ao seu redor. Sorriso chama sorriso, gentileza atrai gentileza. E nostalgia te faz viver de um passado, que simplesmente já passou.