A bordo do seu MDM em 6 meses ou menos

A bordo do seu MDM em 6 meses ou menos

Oito passos para uma implementação rápida e eficiente 

O gerenciamento de dados mestre (MDM) mantém a promessa de uma verdadeira transformação digital – atuando como um catalisador para dominar os dados em toda a empresa. 

No entanto, os benefícios organizacionais da implantação do MDM só podem ser alcançados após o alinhamento do projeto com as metas de negócios, adesão das partes interessadas, testes e muito mais. 

E para fazer isso, você precisa começar com planejamento e preparação que vão além do software. 

 Concentrando-se nas oito etapas simples listadas abaixo, você pode organizar adequadamente as pessoas, os processos, a comunicação e outras atividades vitais para a construção de um programa de MDM bem-sucedido. 

Você pode lançar sua solução no prazo mais rápido possível para oferecer maior produtividade e tempo de retorno acelerado. 

Além disso, você pode evitar erros dispendiosos que resultam em orçamentos inchados, prazos perdidos e escopo de projeto descontrolado. 

 Preparação 

Estabeleça metas. 

Seu primeiro passo envolve delinear objetivos claros, que podem ser objetivos de negócios, objetivos técnicos ou uma combinação de ambos. Você também precisa avaliar as barreiras que podem existir, como prioridades concorrentes, restrições de recursos e dados ou dependências do processo. 

Quanto mais seus objetivos forem específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo, maiores serão suas chances de sucesso. 

 Reúna as pessoas certas 

Identifique seus criadores, gerentes e usuários de dados. 

Certifique-se de entender seus papéis, compromissos de tempo e objetivos gerais. 

Você também deseja diversas parcerias de grupos como marketing, vendas, suporte ao cliente e parceiros. 

Identifique os defensores de cada um, bem como para vários níveis dentro da organização, para que você possa facilitar a tomada de decisões e o escalonamento. 

Foco no processo 

Você não pode “re projetar” um projeto depois de lançado sem altos custos e requisitos de recursos, então mapeie os processos antes de começar a implementar. 

Colabore com os interessados para identificar coletivamente gargalos, lacunas e oportunidades em seus fluxos de trabalho atuais. 

Não se esqueça dos ativos digitais que podem ser necessários para o MDM, mas não gerenciados nele. 

Isso pode incluir contratos, documentos legais e fichas de segurança a serem associadas aos dados do MDM. 

 Identifique os requisitos de dados 

Identifique os dados necessários para publicar em outros sistemas ou partes externas, incluindo os dados que você precisa trazer e criar no MDM. 

Certifique-se de ter dados de amostra com os quais possa trabalhar posteriormente durante o teste. 

Além disso, identifique os dados fontes para determinar as lacunas ou transformações atuais que serão necessárias. 

Inclua o que você precisa para produzir dados, regras associadas a dados, bem como restrições de dados, acessibilidade, propriedade e carimbos de data/hora. 

 Planeje a infraestrutura 

Não se esqueça de planejar e construir sua infraestrutura antes da implementação. 

Você também quer ser claro em sua estratégia de instância, identificando os recursos necessários para desenvolvimento, garantia de qualidade, teste e produção. Por exemplo, você pode querer uma plataforma de desenvolvimento, mas não uma plataforma de teste. Com muita frequência, a tecnologia que suporta o software não é considerada até estágios posteriores de desenvolvimento e causa atrasos desnecessários. 

 Implementação 

Documentar o escopo do projeto 

Muitos projetos de TI malsucedidos começam sem o escopo certo como base, o que pode resultar em reinicializações, custos excessivos e falha em garantir a adesão dos usuários de negócios. 

Documente um escopo claro, preciso e inequívoco que inclua cronogramas, funções e responsabilidades e um modelo de dados de trabalho. 

Parte do seu escopo também deve incluir alguém atuando como gerente de projeto para coordenar atividades e recursos, bem como acompanhar o status, problemas e riscos. 

 Comunique-se com frequência 

Você precisa garantir contato constante em vários formatos, incluindo reuniões de grupo, notificações por e-mail e vídeos.

Você deve incluir marcos, relatórios de progresso e demonstrações. Estabeleça uma cadência regular e varie os métodos para 

conectar todas as partes interessadas, da equipe do projeto aos consumidores de dados, executivos, fornecedores e muito mais. Também permite compartilhar novos requisitos e comparar com o escopo original. 

 Reserve um tempo para o teste 

Não subestime o tempo e o esforço necessários para criar e testar interfaces, bem como para migrar dados.

Certifique-se de ter um plano de teste abrangente que esteja alinhado com seus casos de uso e dados definidos. Você precisa obter dados entrando e saindo de sua solução MDM da forma mais simples possível para reduzir o risco de erros. Isso inclui ter uma estratégia clara de migração de dados para que você possa passar do ambiente de teste para o ambiente de produção. 

 Um processo de integração otimizado 

 A integração bem-sucedida, combinada com uma plataforma de classe mundial, resultará em benefícios poderosos para seus usuários e para a organização. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cristiane Minganti

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos