BPM em Empreendimentos: Maximizando Eficiência, Valor e Competitividade

BPM em Empreendimentos: Maximizando Eficiência, Valor e Competitividade

A implantação do Gerenciamento de Processos em empreendimentos, ou BPM (Business Process Management), traz uma série de benefícios significativos. De acordo com Fernanda Garbuglio, Gerente Predial da Innova, "a customização e o aprimoramento dos processos são essenciais para ganhar estabilidade, competitividade, qualidade e valor agregado ao negócio". Ela ressalta que ter os processos mapeados de forma clara e bem implementada é de extrema importância no âmbito condominial, onde diversos clientes finais são atendidos em um mesmo empreendimento.

A Innova reconheceu a importância de personalizar e aprimorar seus processos, buscando estabilidade, competitividade, qualidade e valor agregado ao negócio. Segundo Garbuglio, se os processos não estão estruturados e bem implementados, "a organização perde em vários aspectos, um deles sendo os custos de manutenção do negócio". Portanto, é fundamental adotar metodologias de gestão que são cada vez mais relevantes em nível mundial.

Nesse contexto, as metodologias de gestão, como o BPM, têm ganhado cada vez mais relevância em nível mundial. Um dos ciclos de BPM mais utilizados nos últimos tempos inclui as seguintes etapas:

  1. Planejamento e identificação (As Is): Nessa etapa, ocorre o diagnóstico, levantamento, identificação e definição dos processos e usuários-chave envolvidos.
  2. Análise de processos (To Be): O gerenciamento do processo é realizado, com foco nas principais falhas identificadas. Também são consideradas possíveis automações e ferramentas para solucionar essas falhas.
  3. Desenho (To Be): Nessa etapa, são definidas as atividades, regras e fluxos do processo, tanto no aspecto lógico quanto físico, com o objetivo de atingir os resultados desejados.
  4. Simular fluxos e verificar aderência (To Be): São feitas modificações nos processos identificados, envolvendo stakeholders, softwares de suporte e mudanças essenciais para ajustes necessários.
  5. Monitoramento e controle: São estabelecidos indicadores de desempenho, relatórios centralizados e monitoramento de dados, a fim de alcançar as metas de negócio estabelecidas.
  6. Refinamento (melhoria dos fluxos): Nessa etapa, são identificadas melhorias contínuas, permitindo o redesenho dos processos por meio de softwares, atividades, documentos, sequências e outros componentes necessários.

A colaboradora da Innova ressalta que a implementação do BPM tem como objetivo "entregar valor e customização ao cliente". Ao estruturar e medir os processos dos clientes e prestadores de serviços, mesmo em um empreendimento com um alto nível de gerenciamento de serviços agregados, o BPM proporciona transparência, autoconhecimento, produtividade, maior controle, redução de custos e melhoria contínua para todos os envolvidos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de INNOVA

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos