Branding: o que é e por que ele vai impulsionar suas vendas
Branding é uma das partes mais importantes de qualquer negócio. Ela nada mais é que a personalidade da sua marca. É o que guia todas as ações que serão tomadas.
Tudo o que uma marca representa e divulga ajuda a construir a personalidade da marca na mente do consumidor através de percepções e sensações. É através do branding que definimos ações alinhadas ao seu posicionamento, propósitos e aos valores da marca que ajudam a conquistar a fidelidade dos seus potenciais consumidores.
Segundo Walter Landor , produtos são feitos nas fábricas mas marcas são construídas na mente.
Branding é fazer com que um potencial consumidor perceba a marca como a única solução para o que eles buscam. E para isso, não basta somente criar um logo, uma identidade visual e sair divulgando. É preciso alinhar seus propósitos com os de seus clientes e comunicar isso de forma assertiva através do design. Branding é conseguir atrair os consumidores à sua marca ao invés de gastar dinheiro para alcançá-los, o que pode sair ainda mais caro.
O branding de estruturação de uma marca inclui:
- Nome da marca, também conhecido como naming;
- Qual design representa a marca, ou seja, sua identidade visual;
- Qual é o logo;
- Quais são os valores da empresa;
- Como se comunicar com a audiência da marca;
- Qual é a voz da marca;
- Qual é o propósito e a missão da marca;
- Como, por que, como, onde e quem será atingido pela marca;
- Qualquer outra característica que mostre o diferencial do produto;
O branding serve para que a sua empresa crie uma marca forte. O branding permite que você conquiste um lugar único na vida do cliente. Tratar a lealdade do cliente como um objetivo é entender que é 5x mais caro conquistar um novo consumidor do que fidelizar um.
Desde sempre o branding foi um fator essencial para o sucesso de qualquer negócio mas somente com o surgimento do Marketing 3.0 que ele fora realçado. O Marketing 3.0 tem como objetivo disseminar ideais e propósitos para conquistar um sentimento de empatia com o consumidor.
Um bom exemplo disto é como Martin Luther King conquistou o mundo. Preste atenção no famoso discurso “I have a dream” onde tudo o que ele demonstra é a empatia e compartilhamento de ideais semelhantes ao do povo.
Portanto, jamais esqueça que branding não é a sua logo, é a alma da sua empresa.
O branding é o que faz com que a marcas sejam reconhecidas por um simples traço de visual. Como por exemplo, a Coca-Cola que é reconhecida por apenas um traço, como podemos ver aqui.
Viu como o branding pode te ajudar a fidelizar clientes?
A Elebrand é especialista em Branding, Design e Marketing e pode ajudá-lo a construir uma boa estratégia de gestão de marca.
Vamos elevar suas idéias?