Brasil é o país que mais se preocupa com fake news?
Na última semana saiu a edição de 2019 do Reuters Institute Digital News Report que apontou que o Brasil é o país que mais se preocupa com fake news na internet. Segundo o estudo, 85% dos brasileiros entrevistados se preocupam com as notícias falsas, seguido de Reino Unido e Espanha. Ao mesmo tempo, 67% da população da França e dos Estados Unidos se aflige com a desinformação online.
De acordo com a Reuters, a confiança da população mundial em notícias é de 42%, enquanto nas mídias sociais esse índice é de apenas 23%. O dado trazido pelo estudo corrobora a crescente preocupação da imprensa com o tema. Os principais veículos de comunicação do país já realizaram campanhas sobre o tema e mantém uma rotina de checagem de notícias surgidas na internet, no passado em correntes de e-mails e agora em aplicativos de mensagens.
O resultado mostra que em países mais polarizados politicamente a preocupação é maior. Não é preciso uma análise muito profunda para saber que as disputas entre direita e esquerda, republicanos e democratas e o Brexit são os principais motivadores dessa onda de notícias falsas. O tema, claro, não é novo e a frase mais clichê sobre o tema tem mais sentido do que nunca: “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”.
Esse vídeo, produzido pelo Ministério da Saúde em 2018, mostra o quão devastador pode ser compartilhar notícias falsas. Assista e tome cuidado ao compartilhar algo. Estatísticas do Socialnomics mostram que a cada três pessoas, duas consomem notícias diretamente das redes sociais.