Brasil de olho na América Latina
🇧🇷 + 🇲🇽
O presidente Lula comemorou a vitória de Claudia Sheinbaum, que será a primeira mulher presidente do México, e anunciou em suas redes sociais que pretende viajar ao país neste ano, para fortalecer as relações comerciais entre os países.
O México tem a 2º maior economia da América Latina, ficando atrás apenas do Brasil. Hoje, o país é o 5º parceiro comercial brasileiro e essa relação tem crescido nos últimos anos.
De 2019 a 2023, as exportações brasileiras com destino ao México aumentaram 74%: chegando a US$8,5 bi no ano passado.
Já as importações de produtos mexicanos pelo Brasil somaram US$5.5 bi.
América do Sul
O Governo Federal criou uma comissão interministerial para a infraestrutura e o planejamento da integração da América do Sul. São 12 pastas envolvidas e a presidência ficou a cargo da ministra do Planejamento, Simone Tebet.
O Brasil também revisou as cinco rotas do plano de integração e ampliou o traçado feito na região amazônica com apoio do Peru, Equador e Colômbia.
A Rota 2, que passa a se chamar Rota Amazônica, agora vai desembocar em quatro portos no oceano pacífico: Tumaco (na Colômbia); Manta (no Equador); Paita e Chancay (no Peru).
A expectativa do governo é entregar as obras necessárias - do lado brasileiro - até o final de 2026
Para isso, estão previstos investimentos para a sinalização na hidrovia do rio Solimões e criação de aduanas da Receita Federal em Tabatinga e em Santo Antônio do Içá , ambas no Amazonas.
Lembrando que o objetivo das rotas é impulsionar a corrente comercial e abrir canais para escoar mais rápido os produtos brasileiros e sul-americanos via Pacífico - o que deve impactar os portos brasileiros, já que o caminho encurta o tempo de navegação.
Recomendados pelo LinkedIn
Notícias:
Governo de SP confirma alça viária ligando Tamoios ao Porto de São Sebastião
Como funciona o projeto inovador em porto de SC para acelerar chegada de grandes navios
Conflito no Mar Vermelho gera efeito cascata no frete marítimo
Exportações do Agro da Argentina caem 37%
ABTP realiza missão técnica em Houston, nos Estados Unidos