Brasil e México na Copa.                           Reflexões sobre liderança..

Brasil e México na Copa. Reflexões sobre liderança..


O Jogo entre Brasil e México me fez refletir sobre uma importante questão de liderança: Quando os resultados não aparecem como o líder NÃO deve agir...

Havia muito tempo que não via um técnico de seleção reclamar tanto como o Juan Carlos Osorio reclamou hoje. Devo dizer que tenho admiração por ele e por seu trabalho nos clubes onde passou e na seleção mexicana. Ele sempre atuou como líder. Hoje, falhou como tal. Sem paixão, entendo que a derrota pode trazer sentimentos bem daninhos para todos, mas não podem afetar a capacidade de julgamento de um líder em perceber, analisar, aprender e seguir adiante. O que mais me chamou atenção foi a insistência do Osorio em terceirizar a culpa. Entendo que esse comportamento até poderia partir dos jogadores mexicanos - o que não ocorreu, basta ver a entrevista do goleiro Ochoa após o jogo - mas jamais deve partir do líder.

Osório demonstrou fraqueza, melancolia, desrespeito e, principalmente desequilíbrio, na entrevista que concedeu. Falhou como líder diante de uma situação adversa e deu um péssimo exemplo a seus jogadores, ao mundo do futebol e, principalmente àqueles, como é o meu caso, admiram seu trabalho.

O que me vem a mente é a imagem de meu pai me dizendo, em alguns momentos difíceis em minha juventude: "Olha aqui, engole o choro e segue em frente. Chorar não vai resolver." Então, Osorio, talvez essa seja a melhor recomendação. E fica a reflexão aos líderes. Resmungar, reclamar e chorar pelos cantos, certamente não é a melhor opção. Nos momentos difíceis, o melhor é respirar fundo, entender o contexto e perguntar-se: O que posso aprender e o que, de melhor, posso fazer agora? Lembre-se que há uma equipe que está a espera de seu exemplo. Osorio....... engole o choro e siga em frente...


Marcelo Pirani - Sócio Diretor da Cenarium Training & Coaching. Jornalista. Palestrante e consultor. Especialista em treinamentos com foco em Liderança e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance. Sócio- Diretor da Cenarium Training & Coaching. Co-autor do Livro "Ser Mais com Treinamento e Desenvolvimento". 

Site : www.cenariumtraining.com.br

E-mail: marcelopirani@cenariumtraining.com.br


Frederico T. Garcia da Silva

Sócio Fundador na Trindade Garcia Sociedade de Advogados

6 a

Exato. Ainda com a bola rolando, dois momentos ratificam sua análise. Quando o Osório urra no ouvido do quarto árbitro após uma marcação correta do juiz em campo e quando fazemos o segundo gol e ele volta para o banco gritando enlouquecido. O Osório estava seguro de que a pressão dos primeiros 20 minutos seria fatal, mas cansou o time precocemente, uma das razões pela qual retomamos o controle do jogo gradativamente.

Eduardo Luis de Campos

Suporte Técnico de Processos Industriais na Usina Iracema ( São Martinho)

6 a

Muito bem observado Pirani! O Grande Líder se destaca nos momentos de pressão, é no momento que a água ferve que percebemos quem é cenoura, ovo ou café... que adoça seu ambiente...

José Leonardo Artioli dos Santos

Gerente de Desenvolvimento & Marketing Brasil na Biagro | Engenheiro Agrônomo

6 a

Boa reflexão.

César Souza .'.

Analista de Informações Desporto | Prefeitura de São Paulo

6 a

Também ouvi muito dos meus pais : engole o choro ! E garanto que só me deu forças e compreensão da vida. Grande abraço Pirani .

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos