Brasil tem energia de sobra

Brasil tem energia de sobra

Cabe ao país aproveitar sua matriz elétrica limpíssima para baixar a tarifa dos consumidores e reduzir as emissões

Enquanto o mundo todo se esforça para ter 50% da matriz energética renovável, o Brasil já tem. Nossa abundância de recursos, tanto de água quanto de sol e vento, nos coloca numa condição em que 90% da eletricidade necessária para o país funcionar vem de fontes renováveis.

De que forma isso nos impacta? Atraímos mais investimentos? Geramos mais empregos? Proporcionamos melhores condições de vida à nossa população? São perguntas que necessitam de reflexão. Somos o país da energia abundante e barata, mas que chega ao consumidor com uma das tarifas mais altas do mundo.

Apesar dos preços baixos de energia no mercado atacadista, as contas de luz não diminuem; ao contrário, aumentam. Além das parcelas destinadas à cobertura dos custos de transmissão e distribuição, existe uma parte referente a encargos para cobrir custos de energia de reserva e da contratação de usinas termelétricas, que, mesmo não estando em operação atualmente, foram necessárias no passado, e a conta ainda não foi paga. Em síntese, há uma inércia na cadeia da produção ao consumo que impede que a energia no atacado, com preços baixos, chegue imediatamente ao consumidor. Outro encargo relevante é a Conta de Desenvolvimento Energético, destinada a uma série de subsídios, que neste ano passou de R$ 30 bilhões.

Os desafios são inúmeros; porém as oportunidades, maiores ainda!

 Este é o momento de ajustar nosso marco regulatório. No passado, subsídios eram necessários para estimular investimentos em fontes não convencionais de geração. Agora, em função da maturidade das tecnologias, esses subsídios não são mais necessários e devem ser extirpados. A ampliação do mercado livre, com a devida readequação da alocação dos custos entre todos os consumidores, indistintamente cativos ou livres, também é um aperfeiçoamento a perseguir. Somente assim será possível que os consumidores tenham preços compatíveis com os verificados no atacado.

Nesse contexto da sobreoferta de energia, visualiza-se uma oportunidade. No médio e longo prazo, a reindustrialização pode posicionar o Brasil com uma capacidade industrial mais ampla e diversificada para gerar renda e empregos. Para tanto, a abundância de energia barata, de hoje e do futuro, pode e deve ser aproveitada, constituindo-se em marcante vantagem competitiva. Também nessa direção e ainda contribuindo para a redução de emissões, a eletrificação da frota de veículos, principalmente para mobilidade urbana, é uma trajetória virtuosa.

 No curto prazo, outra oportunidade que o Brasil passou a explorar neste ano é a exportação de energia hidrelétrica, que trouxe R$ 600 milhões até abril. Há ainda espaço de melhoria, como manter o mecanismo enquanto o cenário de sobreoferta prevalecer. Em 2023, o volume de água que deixou de passar pelas turbinas alcançou cerca de 10 mil MW-médios, suficientes para atender cerca de 13% do consumo nacional.

 A abundância de energia limpa e barata é um bom problema. Cabe ao Brasil aproveitar sua matriz elétrica limpíssima para baixar a tarifa dos consumidores e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, também de nossos países vizinhos. Dessa forma abrem-se oportunidades para a expansão econômica por meio da atração de investimentos e da criação de empregos em setores industriais que podem se beneficiar de energia limpa, renovável e acessível.


Raphael Barreau

Managing Director, Board Member, Global Director of Business Development, P&L Owner. International Experience in Asia, Middle-East, North America, South America.

1 a

Entre essas oportunidades, Mauricio Bähr, existe a possibilidade do Brasil se converter em un grande produtor, consumidor e exportador de hidrogênio renovável e moléculas de síntese (amônia, méthanol, combustível, …), na frente da transição energética e tecnológica, gerando grandes benefícios para os brasileiros e o mundo.

Carlos Eduardo Ribas

Diretor Comercial | Vendas | Marketing | Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento | Inovação | Desenvolvimento de Tecnologia | Estratégia | Engenharia | Novos Negócios

1 a

Excelente reflexão Mauricio Bähr. Um dos melhores artigos que li sobre o setor elétrico nacional nos ultimos tempos… Parabens!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mauricio Bähr

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos