Brexit – O que as empresas brasileiras precisam saber
Brexit, uma abreviação para British Exit, ou “saída britânica” é como foi batizada a saída do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) da União Europeia (EU), decidida em um plebiscito realizado em 23 de junho de 2016. Só permaneceu ligada ao Bloco Europeu, também por decisão de seus eleitores, referendada por seu parlamento, a Escócia que é um território britânico semiautônomo.
A decisão dos eleitores britânicos, que surpreendeu muita gente, foi formalmente comunicada à União Europeia em março de 2017. Mas, contrariando o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, que regula casos como esse e previa uma saída em dois anos, portanto em março de 2019, o Brexit só foi concretizado no 31 de janeiro de 2020, às 23h, horário de Brasília.
Foi a primeira saída de um país membro desde que, em 1957 o Tratado de Roma criou a Comunidade Econômica Europeia, um acordo alfandegário entre França, Itália, a então Alemanha Ocidental e os três países do BENELUX (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), que seria a origem do Mercado Comum Europeu, inspirador de muitos acordos semelhantes, como o Mercosul, e finalmente, da União Europeia.
As razões do Brexit
Clique para ler o artigo completo
Sócio do DE ANDRADE Advocacia
4 aBastante esclarecedor. Muito bom.
Economista
4 amuito bom Michel Alaby!
Trader Comex/Gerente Comex/Analista Exportação/Assistente Exportaçào/Vendedora Varejo
4 aExelente análise. Parabéns!!👏👏👏
Assessor na Fundação Espaço Democrático
4 aExcelente análise Michel. As usual.
Adalberto Netto