Building blocks e Técnicas de Comunicação

Building blocks e Técnicas de Comunicação

Uma comunicação eficaz é construída sobre fundações sólidas, tal como um edifício. Identificar e compreender esses building blocks é essencial para desenvolver a arte de comunicar, impactar e transformar. Na partilha que faço pretendo explorar um pouco os principais elementos que compõem esses buillding blocks e as técnicas para aplicá-los eficazmente.

A voz é uma das ferramentas mais poderosas na comunicação. Não se trata apenas de falar, mas de como se fala. O ritmo, o volume, a melodia e as pausas são componentes cruciais para aumentar significativamente ressonância do público. Adaptar o ritmo do discurso para manter o interesse é fundamental, pois falar sempre no mesmo ritmo pode se tornar monótono. Variar o ritmo para enfatizar pontos importantes mantém a audiência atenta. O volume controla a energia da apresentação, podendo atribuir mais importância a um segmento ou transparecer tom mais académico. Uma fala melodiosa é mais fácil de seguir e lembrar. Pense nas letras das músicas que conhece de cor – a melodia ajuda a fixá-las na memória. Lembra-se de cor uma página do último livro que leu? E da última música? Outra ferramenta preciosa é a pausa…….. As pausas são poderosas. Elas dão tempo ao público para processar a informação e podem substituir palavras de preenchimento como "ah" e "hum".

Peter Drucker uma vez disse “"A coisa mais importante na comunicação é ouvir o que não é dito" Não podia concordar mais. Efetivamente a linguagem corporal complementa a comunicação verbal, acrescentando uma dimensão visual que pode reforçar ou comprometer a sua mensagem. Estudos do psicólogo Albert Mehrabian sugerem que 55% da comunicação é não verbal. Tendo este facto em mente, deveremos ter sempre em consideração como é que a nossa linguagem corporal deverá contextualizar, confirmar e reforçar a mensagem que queremos fazer passar. Só assim conseguiremos impactar a audiência. Gestos para enfatizar pontos importantes, movimentos das mãos para ajudar a ilustrar conceitos e manter a atenção do público, ou até mesmo expressões faciais, tudo ferramentas que podemos treinar.

Adotar diferentes personas pode aumentar a eficácia da comunicação. Isso não significa perder a autenticidade, mas sim adaptar seu estilo de comunicação para se conectar melhor com a audiência. Por exemplo, usar uma abordagem enérgica e inspiradora quando precisamos motivar o público e se aumentarmos o ritmo e usar expressões faciais abertas os índices de conexão e poder de impactar são maximizados. Por outro lado, se adotarmos um ritmo mais lento e pausas frequentes conseguiremos mais facilmente explicar conceitos complexos, complementando com a técnica de terminar as frases com um volume mais baixo para sugerir reflexão.

Compreender e aplicar os blocos de construção da comunicação – voz, linguagem corporal e persona – é essencial para qualquer comunicador eficaz. Ao dominar estas técnicas, conseguimos transformar as nossas apresentações e interações, tornando-nos num comunicador impactante e inspirador.

João Machado

Marketeer | Comunicador

#Comunicação #workshop #DesenvolvimentoPessoal #storytelling #Marketing

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de João Maria Viana Machado

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos