Business Intelligence & Business Analytics
Business Analitics ( BA ) refere-se às competências, tecnologias, práticas de exploração iterativa contínua e investigação do desempenho do negócio passado para obter conhecimento e conduzir o planejamento de negócios. O BA se concentra no desenvolvimento de novos introspecções o entendimento do desempenho de negócios com base em dados e métodos estatísticos . Em contraste, o Business Inteligence (BI) se concentra tradicionalmente sobre o uso de um conjunto consistente de métricas para ambas medida de desempenho passado e planejamento de negócios guia, que também é baseado em dados e métodos estatísticos.
Conceito de business inteligence (BI)
O BI (Business Inteligence) é a “propriedade” que coleta e analisa uma grande quantidade de dados para assim entender como a sua empresa funciona e a partir disso ele permite que a pessoa que o esta utilizando procure acertos e erros em decisões antigas para decisões futuras e esses dados todos são entregues em planilhas que são complexas e neste momento, que o BA aparece como uma “evolução” do BI, o BA é criado para refinar esse processo decodificando as informações e traduzindo elas para você da melhor maneira possível.
Conceito de business analitics (BA)
O Business Analytics é uma abordagem centrada em dados que combina a ciência de análise preditiva com capacidades avançadas de inteligência de negócios.
Uma análise preditiva utiliza algoritmos analíticos avançados para processar registros de dados e criar modelos que possam realizar previsões sobre os resultados futuros e agregar valor aos serviços da Empresa.
As potencialidades fornecidas pela inteligência de negócio de uma empresa podem entregar insights preditivos para departamentos fundamentais da organização, ajudando a atingir as metas e os objetivos – e ainda contribuem para aumentar a rentabilidade e a eficiência operacional.
Exemplo de Aplicação:
Uma rede de supermercados pode utilizar o BA para gerenciar inventário e administrar todo o relacionamento com fornecedores e clientes por todas as lojas da rede, o que possibilita criar uma linha entre seus principais clientes para dar aumentar o preço dos produtos que mais saem, determinar porque é aquele produto o que mais sai ou também pode utilizar do BA para dar uma promoção naquele produto que menos sai.
Outro bom exemplo é uma empresa na área da saúde, aonde a veracidade e a confiabilidade da informação é o que há de mais precioso, o BA pode ser útil para juntar os dados de todo seu histórico e se basear em milhões de casos com o histórico e comportamento parecido para auxiliar as pessoas no próximo passo a dar. Um exemplo muito famoso de Business Inteligence está no livro “O poder Do Habito” – Charles Duhigg
O caso que é descrito no livro O Poder DO Habito diz que: A empresa WalMart contratou a empresa Target para que criassem um algoritmo que descobrissem, a partir de dados coletados as mulheres que estariam gravidas e de quanto meses ou semanas estavam gravidas. A empresa Target designou Pole como responsável.
“ Pole começou a trabalhar no problema esmiuçando as informações do registro de chás de bebes da Target, que o permitia observar como os hábitos de compras da mulher típica mudavam conforme a data do parto se aproxima. O registro era como um laboratório onde ele podia testar palpites. Cada futura mãe fornecia seu nome, o nome do cônjuge e a data prevista para o nascimento. O banco de dados da Target conseguia ligar essas informações aos números de clientes da família. Sendo assim, sempre que uma dessas mulheres comprava alguma coisa numa loja ou pela internet, Pole, usando a data prevista que a mulher fornecera, podia identificar o trimestre em que a compra ocorrera, ele já estava detectando padrões.
As futuras mães, ele descobriu, faziam compras de maneira um tanto previsíveis. Pesemos, por exemplo, em locações. Muitas pessoas compram loção, mas um analista de dados da Target notou que as mulheres do registro de bebes estavam comprando quantidades atipicamente grandes de loção sem perfume perto do inicio de seu segundo trimestre. Outro analista notou que, em algum momento das primeiras vinte semanas, muitas gravidas faziam estoque de vitaminas, assim como cálcio, magnésio e zinco. Varias pessoas compram sabão e bolas de algodão todo mês, mas quando alguém de repente começa a comprar muito sabão sem perfume e bolas de algodão, além de desinfetantes para as mãos e um numero impressionante de toalhas de mão, tudo de uma vez, uns poucos meses após comprar loções, magnésio e zinco, isso indica que a data do parto esta se aproximando.
Conforme o programa de Pole foi peneirando os dados, ele conseguiu identificar cerca de 25 produtos diferentes que, analisados em conjunto, permitiam que ele, em certo sentido, espiasse dentro do útero de uma mulher. E o mais importante, podia adivinhar em que trimestre estava- e estimar a data do parto- para que a Target pudesse lhe mandar cupons quando estivesse prestes a fazer compras. Quando Pole terminou o projeto, seu programa podia atribuir a qualquer cliente regular uma pontuação de “previsão de gravidez”.
Jenny Ward, uma mulher de 23 anos que comprou uma loção de manteiga de cacau, uma bolsa grande o bastante para servir como porta fraldas, zinco, magnésio, e um tapete azul? Há um chance de 87% de que ela esteja grávida, e que seu parto esteja previsto para o final de agosto. Caitlin Pike, uma mulher de 39 anos que comprou um carrinho de bebe de 250 dólares, mas nada além disso? Provavelmente esta comprando para o chá de bebe de uma amiga
Pole aplicou seu programa a todas as consumidoras da base de dados da Target. No fim, ele tinha uma lista de centenas de milhares de mulheres que provavelmente estavam gravidas, e que a Target podia inundar com propagandas de fraldas, loções, berços, lencinhos umedecidos e roupas para gravidas, em momentos em que seus hábitos de compra estavam flexíveis. Se ao menos uma pequena fração dessas mulheres ou seus maridos começasse a fazer suas compras na Target, isso somaria milhões de dólares ao faturamento da empresa.”
Com um sistema baseado em BI a Target conseguiu aumentar seu faturamento em milhões de dólares e perceba que o programa apenas refinou e utilizou os dados que a empresa já possuía, logo concluímos que qualquer empresa pode e deveria ter esse tipo de programa .
BI e BA são indispensáveis em qualquer empresa de médio e grande porte.
Fonte:
Professora Redes de Computadores | Colégio UNASP
7 aMuito bom! Nao sabia a diferença dos dois.