Business Partner: saiba por que ele é importante para o seu RH.

Business Partner: saiba por que ele é importante para o seu RH.

A burocracia que caracterizava as rotinas de RH já é coisa do passado. Como se sabe, além de estar completamente inserida na era digital, esta área também ganhou um forte caráter estratégico, que se evidencia não apenas a partir de atividades como a retenção de talentos, mas também se materializa em figuras como o business partner. Não à toa, este tipo de profissional é cada vez mais requisitado pelas empresas já alinhadas às mudanças no setor.

A atuação do business partner não é exatamente um conceito novo, mas por ser uma tendência de mercado apenas nos últimos anos, ainda existem muitas dúvidas em relação às atribuições – e contribuições – deste profissional para o crescimento do negócio. Para entender como o BP é uma figura importante para o seu RH, continue a leitura do artigo.

O que faz um business partner?

Em primeiro lugar, por mais que seja um conceito moderno, o papel do business partner não foi inventado agora. Essa figura data de mais de duas décadas, concebida pelo guru da gestão de pessoas, Dave Ulrich, em seu livro “Os Campeões de Recursos Humanos” (Human Resource Champions).

De toda forma, a premissa da atuação de um business partner (ou consultor interno) é promover o alinhamento entre o setor de RH e as áreas de negócios de uma empresa.

A partir disso, é possível concluir que este profissional precisa de uma habilidade generalista, já que além de dominar o processo de gestão de pessoas, ele também precisa conhecer a estrutura operacional e as ações da empresa em termos de planos de mercado, estratégias comerciais, entre outros conceitos.

Dotado deste conhecimento, o BP trabalha como uma espécie de consultor dos executivos da empresa, munindo-os de informações para auxiliar na tomada de decisões, além de trabalhar em conjunto com especialistas de diferentes áreas, direcionando a empresa para propósitos comuns e, assim, promovendo o laço idealizado entre RH e negócios.

O business partner também participa diretamente da análise dos treinamentos ideais para a capacitação de colaboradores de diversas áreas.

Por que o seu RH precisa de um business partner?

Há quem interprete erroneamente que o papel do BP possa ser “redundante” dentro de uma empresa. Entretanto, seu papel se diferencia dos líderes pela visão mais holística do negócio, sem preocupação com atribuições operacionais e estratégias mais voltadas para o alinhamento entre os setores.

A figura do consultor interno está diretamente ligada à necessidade das organizações em convergirem todos os seus ativos na mesma direção de inovação e resultados. Portanto, antes de tudo, o seu RH precisa de um business partner para que a área, de fato, cumpra o seu objetivo de trabalhar estrategicamente em favor da empresa.

Como este profissional aproxima o RH da área de negócios, ele domina e considera as atividades comerciais do negócio para que o setor de Recursos Humanos não trabalhe com objetivos e metas isolados do restante da organização.

Por este motivo, o BP é um dos cargos de maior potencial para o novo RH. Uma atualização que, se bem planejada, confere um diferencial competitivo ao seu negócio.


Wilson Fausto, MBA

Offshore Drilling Integrity Engineer - Petrobras Company Representative (Fiscal) | MBA Project Management

5 a
Elenice Alves

Gerente Executiva de Negócios TI | Gerente de RH | Especialista Recrutamento de TI | Tech Recruiter | Chief Happiness Officer (CHO) | DHO | Palestrante | Líder Coach | DISC | Organizadora Cloud Girls | Top Voice HR

5 a

BP é de extrema importância!!!

Luiz Ribeiro

Head of Supply Chain - Strategic Sourcing /Planning & Production/ S&OP/ Co - Manufacturing / Logistics / Packaging Development

5 a

Muito bom seu artigo Milton Araújo!

Claudinéia Martins da Silva

Analista de Rh _Analista de Benefícios _Assistente Social

5 a

Tive oportunidade de trabalhar como BP e foi uma experiência ímpar. Paixão por Pessoas.

Joyce Carmo

HR Operations, People Experience, Labor Relations, Gestão de Terceiros, Facilities, mãe da Gabi e Mafê.

5 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos