Bye Bye, Brasil
Ao invés de mudar o Brasil, os brasileiros (que podem) estão mudando do Brasil. Dói.
Essa é uma constatação numérica e comprovada. O numero de brasileiros morando fora do país, segundo o Itamarati, portanto números oficiais, chegam a 3 milhões.
Os números extraoficiais podem chegar a quase o dobro. Pois é, a maioria das famílias que vieram para o Brasil desde 1800, vieram com a intenção de fincar raízes, e criar um país novo, forte, prospero e livre. Fracassamos e estamos voltando. Uns para a Ásia, outros para a Europa, outros irão tentar mais uma vez na Austrália e Nova Zelândia e outros tantos estão tentando nos USA.
Aqui ficarão os que não podem sair, os que não pensaram ainda em sair e os que não querem sair.” Brasil ame-o ou deixe-o…” era o slogan dos anos de chumbo que mesmo naquela época de restrições a Liberdade de expressão, recebeu o complemento irônico : “…o ultimo a sair, apague a luz!”
O fato é que nada aqui deu certo. A monarquia não deu certo. A Republica não deu certo. O Parlamentarismo não deu certo. A Ditadura não deu certo. Nesse capitulo tivemos um ditador que ao invés dos demais exemplos no mundo, foi ele quem se matou com o pretexto de passar para a história. Não deu certo. A nova Republica não deu certo e agora, a Republica do Judiciário também não deu certo. Os próprios invasores não deram certo. Os Holandeses não deram certo, os Franceses e os ingleses não deram certo. Que diabo temos aqui que ao contrario do que afirmou Pero Vaz Caminha, não vai pra frente?
O capitalismo não dá certo aqui onde quando há muito cliente, atrapalha. Você entra num restaurante lotado e o dono pede desculpas porque tem muito cliente...
O comunismo tentado varias vezes também não deu certo, dizem que foi porque caiu no começo da semana, se fosse lá pela quinta ou sexta feira, a gente emendava...
O próprio futebol, deixou de ser o nosso único sucesso e passou a ser mais um sinal da nossa desorganização e da nossa arrogância. Os meninos que aprendiam futebol na várzea, eram humildes e se caiam, levantavam rapidinho com medo de levar um soco no meio da boca de um marmanjo do time. Os meninos de hoje, aprendem (aprendem?) futebol nas academias, nos gramados sintéticos e tem o papai, a mamãe e as vezes a babá para defende-los do dodói...
Até a corrupção, velha instituição humana, aqui também não deu certo. Roubaram mais do que era possível produzir... Enquanto as propinas mundiais giram em torno de 2% aqui, menos de 20%, segundo os “arrependidos” não é bom negócios...
Os jovens estão deixando o país para estudar ou trabalhar fora. As famílias, em busca de sossego. Os velhos estão deixando o país para terminar de envelhecer em segurança.
O Brasil continua sendo o país do futuro só que promete, promete e não entrega nada.
Quem fará a renovação por aqui se o capital humano está sendo exportado?
“Minha terra tem palmeiras, aonde canta o sabiá...
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá...” lá onde cara pálida?
Medicina Veterinária - UEL
6 aÓtimo artigo... talvez um tanto pessimista, mas este sentimento está presente, principalmente nos "brasileiros" que preferem se tornar "apátridos" por deixarem de acreditar que a mudança pode vir! Fato é, que tais pessoas mencionadas, esqueceram-se que não devemos esperar o Salvador da Pátria aparecer pra que algo mude... a mudança é individual! Se cada cidadão brasileiro aqui restante, fazer a revolução no seu próprio círculo... com certeza melhorias virão!!!
Uma pena a falta de credibilidade em um Brasil melhor!