CADERNETA DE POUPANÇA
A caderneta de poupança é a forma mais simples de se poupar dinheiro, é tão simples que qualquer pessoa com o mínimo de instrução pode obtê-la, não sei se você sabe mas a caderneta de poupança é o modelo mais antigo quando se trata de poupar dinheiro, no entanto infelizmente ainda é o mais procurado quando se pensa em "investir" ou guardar dinheiro, pesquisas tem mostrado que o brasileiro ainda investe muito mais na caderneta de poupança do que em outras aplicações financeiras.
A grande maioria dos "poupançudos" optam pela poupança pela sua alta liquidez e risco baixo, no entanto muitos ainda a possuem pelo fato de não conhecerem outros investimentos mais atrativos e de maior rentabilidade que por sua vez poderiam trazer um aumento significativo ao seu patrimônio.
Não há dúvidas de que a poupança é o modelo mais antigo de se guardar dinheiro, no entanto será que todos sabem como realmente ela funciona e quais são as regras para obter os devidos rendimentos? a poupança passou por dois estágios, que iremos chamar de poupança antiga e a nova poupança.
A poupança antiga vai até maio de 2012 e a nova poupança começa a partir dessa data em diante, o que distingue esses dois momentos é a forma de cálculo dos seus rendimentos. As contas que foram abertas até maio de 2012 tem o rendimento de (0,5% + TR), no entanto as contas que foram abertas após esse período o seu rendimento estará atrelado a taxa selic, nesse caso 70% da taxa selic, isso quando a selic está abaixo de 8,5%, caso a selic ultrapasse 8,5% o cálculo do rendimento volta ao da antiga poupaça (0,5% + TR).
Recomendados pelo LinkedIn
A poupança possui incentivo fiscal do governo através da isenção de imposto de renda, isso por que o saldo em poupança possui elexibilidade ou seja, os bancos devem destinar esses valores para essas duas linhas, financiamente habitacional e crédito rural. A poupança também possui cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), caso a instituição decrete falência, o FGC assegurará o investidor em até 250 mil por CPF ou por instituição limitado a 1 milhão a cada período de quatro anos.
O rendimento da poupança incide sobre o menor saldo do período, ou seja se sacar antes da data do aniversário que é a cada trinta dias, o rendimento incidirá apenas sobre os valores que ficam até a data do aniversário. Para pessoa física o rendimento é mensal, para pessoa jurídica o rendimento é trimestral.
Portanto, a poupança ainda é o investimento mais procurado pelos conservadores, pelo receio de pagar imposto, pela sua alta liquidez e pela falta de conhecimento de outros investimentos mais atrativos.