No caminho havia uma pedra!*
Todos os dias temos a oportunidade de aprendermos algo novo. Em cada situação temos a chance de evoluirmos como pessoa e como profissional. No nosso cérebro, toda vez que aprendemos algo novo uma nova conexão sináptica é feita. E se isso é feito várias vezes, pode se tornar um hábito. Isso é tanto para nossas qualidades como para nossos defeitos. Apenas para esclarecimento, conexão sináptica é a ligação dos nossos neurônios, que vai resultar em ações, sentimentos, lembranças, etc.
Quando aprendemos a fazer algo novo ou lidar com uma situação tudo fica muito mais fácil. Mas acontece que isso é interno, ou seja, algo que acontece dentro de nós. Só que na prática não é assim tão fácil. Na realidade, muitas outras situações podem surgir, umas mais fáceis e outras mais difíceis. São as indesejáveis "dificuldades". E não nos espantemos, pois elas sempre vão existir. Não há ninguém que não as enfrentem.
Vamos usar, metaforicamente, uma situação para ilustrar esse texto!
Imaginemos que estamos em uma caminhada (essa é a nossa vida). Estamos caminhando livremente, quando nos deparamos com uma pedra (essa é a dificuldade). Essa pedra tem um tamanho natural dela, mas, como sempre acontece, vamos imaginá-la do tamanho que achamos que ela tenha (sempre vai ser assim também). Essa pedra não deveria estar no caminho, mas por algum motivo, ela está lá! Então vamos ter que tomar alguma decisão. Poderemos pular a pedra, chutar, passar pelo lado, passar por cima, ignorar e tentar passar por dentro dela, ou então ficarmos lá parados esperando que um dia ela saia da frente. Só que essa pedra não vai se mover. E dependendo de como for a pedra imaginada, ela ainda vai crescer e crescer cada vez mais!
Quando estamos em situações como essa, temos que fazer algo, mudar alguma coisa, criar algo novo. Enfim, temos que tomar uma decisão. Não podemos ficar parados olhando para a pedra, contemplando a grandiosidade que demos a ela. Nós temos que tomar uma decisão, resolver a situação e seguir em frente! É só assim que poderemos continuar a caminhada e é nesse momento que temos a oportunidade de aprender algo novo!
Portanto, entenda que as dificuldades sempre vão existir. E que se não tomarmos uma decisão, ela sempre será chamada de dificuldade. Procure resolver os problemas e dificuldades que surgem e use essa oportunidade para aprender coisas novas, para evoluir. Nós aprendemos muito mais com as dificuldades do que com aquilo que já sabemos como resolver.
E sempre tenha em mente que a "pedra no seu caminho" vai ser do tamanho que você quiser que ela seja!
"A questão não é o que acontece, mas sim o que você faz com o que acontece!"
*Texto baseado no poema de Carlos Drummond de Andrade.