Efeitos de um "Bom dia!"
Um "Bom dia!" de verdade faz muita diferença!
Parece simples demais, mas um simples "Bom dia!" pode ativar memórias e pensamentos dos mais diversos e que podem influenciar, de alguma forma, em seu dia-a-dia, positivamente! E bota positivo nisso! Já parou para pensar na importância disso no ambiente de trabalho? Afinal, muitas vezes passamos mais tempo lá do que em casa. E um "Bom dia!" receptivo é um convite para que trabalhemos melhor.
Todas as manhãs, encontro diversas pessoas, principalmente no trabalho. E percebo duas situações. A primeira está relacionada a pessoas que dizem "Bom dia!" por dizer, por protocolo, quase uma obrigação, com a mão molenga que dá até medo! A segunda está relacionada a pessoas que não respondem ou que fazem de conta que não é com elas!
Em relação à segunda situação, já passei por isso tantas e tantas vezes, que nem me preocupo mais. Pode ser que a pessoa não gosta de mim, pode ser que ela não está bem todos os dias, pode ser timidez, pode ser um monte de coisas. A questão é que eu vou continuar desejando que o dia seja bom, tanto para mim, como para ela, mesmo sem resposta.
É claro que respeito o fato de nem todo mundo estar bem todos os dias. Já tive épocas em que não estava nos melhores dias e deixe de fazer isso! Mas aprendi a importância que isso tem!
Tem dias que a gente está com alguma preocupação, com alguma tarefa mais urgente. Mas não custa, não dói, não arranca pedaço, não é despedido por um simples "Bom dia!", não dá dor no braço e nem na língua! Fale um "Bom dia!" legal de se ouvir!
O "Bom dia!" é a primeira oportunidade de se mostrar que fazemos parte de um time que está interessado em alcançar os mesmos objetivos. Principalmente, quando está acompanhado de um sorriso, ou quem sabe até mesmo de um abraço! Não há qualquer contra-indicação! Abre portas! Dá oportunidades de uma conversa! Coloca as pessoas em um mesmo grupo! Cria uma sintonia e uma harmonia! Cria um rapport!
Então por que não usar isso sem moderação? Por que não fazer disso um hábito? Por que não usar isso de forma sincera?
Quer fazer um teste? Amanhã, quando encontrar as pessoas que trabalham com você, dê um "Bom dia!" com a cara de quem não dormiu e chupou um limão antes de ir para o trabalho. E não faça isso com uma pessoa só... faça com várias! Depois me conta a experiência. Me fale o que as pessoas pensaram de você, o que elas falaram, e principalmente como foi seu dia e o que você sentiu.
Dê um "Bom dia!" de verdade, com vontade! Não aquela mão mole para cumprir protocolo! Isso pode melhorar seu dia! Pois, neuropsicologicamente, pessoas que sorriem mais, que criam uma harmonia, estão mais propensas a terem melhores resultados no trabalho e raciocinam melhor, justamente por estarem com uma mente mais aberta e receptiva. Além disso, é bom começar o dia se sentindo parte do time! Não é mesmo?