Campanhas de Natal - 2023 🎄
Nas últimas semanas estou vendo muitas campanhas de Natal de diversas marcas. Eu amo ver campanhas de Natal e elas sempre me emocionam, mas um padrão que estou vendo é que todas elas estão falando sobre relacionamentos, sobre sentimentos, sobre estarmos juntos.
Começando com a campanha da Boticário, ela fala literalmente, sobre você ser o presente no Natal.
Na campanha eles deixam claro o quanto estamos ausentes de momentos importantes enquanto estamos no celular e fazem a provocação de, neste Natal você estar 100% presente, sem distrações com celular, redes sociais e tudo mais.
Depois eu fui impactada pela campanha da Chevrolet - “Um momento para relembrar” em tradução livre.
Nela eles contam a história de uma avó com Alzheimer e mostra a neta tentando fazer o dia de natal um dia bom entre tantos dias ruins. Usam a questão da construção do relacionamento, da paciência e de estar presente também. Uma campanha muito emocionante e que, novamente, remete ao fato de você estar presente e se importar com as pessoas a sua volta.
Por fim a campanha da Apple - “você faz o momento” em tradução livre
Nela eles usam o ambiente do trabalho para mostrar que as pessoas não são exatamente aquilo que a gente pensa delas, mostra que todo mundo tem problema e que, às vezes, a gente só vê o lado ruim da pessoa.
No fim, eles fecham falando ‘você faz o momento’ (tradução livre), como se somente a gente fosse responsável por fazer deste momento de festa algo bom ou ruim.
Recomendados pelo LinkedIn
São 3 campanhas muito emotivas, que não falam da compra do produto em si e que deixam bem claro que as pessoas precisam estar mais próximas.
Acredito muito que essa nossa ‘nova’ forma de levar a vida não está sendo saudável. A gente vê cada vez mais pessoas falando de burnout, colocando que estão cansadas o tempo todo (eu mesma, muitas vezes, sinto uma exaustão sem fim). E acredito alguns hábitos, como acordar e ver as redes sociais ou estar sempre querendo respostas em segundos, é o que pode estar trazendo esse cansaço mental tão grande.
E, depois de ver 3 marcas diferentes - de segmentos diferentes - falando sobre as questões como: estar presente e/ou aproveitar o momento, me fez pensar que precisamos urgentemente mudar essa forma de viver! Largar um pouco o virtual e dar mais atenção para o presencial, vivenciar realmente os momentos e não ficar preocupado em registrar para postar depois.
E, enquanto escrevia esse texto, lembrei de um dos muito vídeos que vi da Brené Brown esse ano, onde ela fala sobre gratidão e conta uma história sobre a filha dela. No vídeo ela conta que a filha dela contou para ela que quando ela está realmente agradecida por algo ou um momento, ela simplesmente fecha os olhos e memoriza aquele momento, para quando estiver se sentindo em um momento ruim, ela lembrar daquele dia bom.
“When I’m really grateful, and things are just amazing. I close my eyes and take a picture memory, so when I feel lonely or things are hard, I can remember it.”
Depois disso, eu pensei que realmente vale muito mais vivenciar os momentos e guardá-los em minha memória, do que ficar me preocupando em registrá-lo para postar nas redes sociais e mostrar para as pessoas o que estou fazendo e/ou onde estou.
Que em 2024, a gente consiga estar presente por inteiro! Nos importar com as pessoas a nossa volta e entender que todo mundo tem problemas e que precisamos ser gentis uns com os outros.
Boas festas e um ótimo 2024 para todos.