Afinal, em quais redes sociais minha empresa deve estar presente?

Afinal, em quais redes sociais minha empresa deve estar presente?

Quem aí nunca ouviu ou se fez essa pergunta que atire o primeiro mouse, rs.

Eu acho que essa é uma das perguntas mais feitas pra mim durante os 6 anos que trabalho com Marketing Digital. E vou te dizer, não há uma resposta certa para isso. Mas não se descabele ainda, eu vou explicar o porquê.

Há diversas redes sociais atualmente, são mais de 40 tipos delas, sobre diversos assuntos e temas. Há redes sociais para quem está querendo falar sobre trabalho - ou procurar um trabalho; para quem gosta de viajar; para quem está procurando o amor da vida dele (a); para quem curte música; para quem está querendo simplesmente interagir com as pessoas...Enfim, há redes sociais para todos os gostos e assuntos.

E aí você me pergunta: “Mas eu devo estar presente em TODAS elas?” E eu te digo: “certamente que NÃO!

Não adianta você estar em todas as redes sociais se seu público não está lá! E pior, não adianta você estar em uma rede social e não mantê-la atualizada e com conteúdo de qualidade.

Rede Social é um lugar onde as pessoas estão para socializar, seja com outras pessoas ou marcas / empresas. Então, se você está em uma rede social você precisa interagir com o seu público.

Entendido isso, agora vale analisar em qual rede social você acredita que seu público está presente. Para isso você precisa conhecer muito bem o seu público alvo e, de preferência, ter uma persona que o represente para você saber quais assuntos tratar, o que seu público quer saber, o que ele gosta e até mesmo o que ele não gosta.

Sabendo quem é seu target fica muito mais fácil decidir em qual rede social estar presente e o que deve ser trabalhado.

MAS AFINAL LAILA, COMO DEVO ESCOLHER A REDE SOCIAL?

Então meu amigo, para te ajudar a escolher em qual rede social sua marca/empresa deve estar presente eu vou falar, brevemente, de cada uma e colocar alguns pontos pessoais para você analisar se seu público está presente - levando sempre em consideração a sua persona.


Facebook

Com 14 anos de existência e aproximadamente 120 milhões de usuários ativos por mês no Brasil, o Facebook é uma das redes sociais mais conhecidas.

É no Facebook que muitas pessoas fazem pesquisa de produtos, marcas, empresas e, até mesmo, pedem por recomendações. Contudo, devido ao grande número de empresas dentro da plataforma, pode haver frustrações quando falamos de engajamento das pessoas. Por isso é necessário fazer um estudo planejado de como atuar na ferramenta.

Muitas empresas trocam os sites institucionais pelo Facebook, mas isso, a longo prazo, é um tanto quanto arriscado.


Instagram

O Instagram, a rede social queridinha entre os jovens, tem apenas 7 anos de mercado e possui, aproximadamente, 50 milhões de usuários ativos por mês no Brasil.

Ele foi criado com o objetivo de compartilhar fotos e vídeos, por isso, os conteúdos que tem mais performance na plataforma são justamente os que têm sua imagem mais trabalhada.

Outro fato a se considerar é o público presente nela. Sendo ele mais jovem e mais ativo na internet.

Marcas/empresas do segmento de alimentício, vestuário e e-commerce tem resultados melhores nesta rede social.


Linkedin

Esta rede social foi criada em 2003, mas até pouco tempo atrás era utilizada somente para busca de trabalho.

Mas com tantas inovações no meio digital, o Linkedin inovou e agora é um plataforma de troca de conhecimento, sendo muito utilizada por jovens que estão iniciando suas carreiras e, até mesmo, profissionais que buscam por conhecimentos.

Um ponto importante para ressaltar do Linkedin é que, em 2016 a empresa divulgou que sua base de usuários no Brasil cresceu cerca de 25%, um total de 25 milhões de perfis.

Esta ferramenta é mais aconselhada para marca/empresas de consultoria, por exemplo.

E AÍ, JÁ DECIDIU?

Essa não é uma decisão fácil, mas o lado bom é que também não é definitiva! Como eu disse acima, há mais de 40 redes sociais, mas essas são as 3 principais que você deve avaliar de início.

Agora, caso o segmento da sua marca/empresa for voltado para música, vale você olhar as redes sociais Last FM, Blip FM e plataformas de música online como Spotify e Deezer (que permitem diversas formas de interação com as pessoas presente nela). #ficaadica

Quer saber mais sobre as redes sociais ou precisa ajuda para ingressar no marketing digital? Conte comigo!

No meu perfil do Linkedin você encontrará mais artigos, informações sobre o trabalho que eu desenvolvo e, ainda, poderá entrar em contato comigo. 😉


**

📌 Ficou alguma dúvida? Quer saber mais sobre as redes sociais? Escreva nos comentários!

📌 Gostou e quer fazer com que estas informações cheguem longe? Compartilhe com sua rede.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos