Cansaço X Stress

Cansaço X Stress

O que você diria sobre sua vida pessoal e profissional? Você está mais cansado ou mais estressado?

Ultimamente tenho recebido algumas propostas para participar de "redes de marketing multinível" ou "redes de consumidores inteligentes", ou seja qual for o nome dado, mais que no final chegam a mesma solução: uma espécie de "pirâmide" ou "mandala".

A Promessa: Você SÓ precisa investir em algum produto ou serviço e conseguir mais "seguidores" para sua rede crescer, aonde estes devem fazer o mesmo. Você ganha pelo que vendeu, e uma porcentagem dos seus seguidores e dos seguidores dos seguidores e assim continua o cascateamento. E depois de X inscritos, claro: "Você estará ganhando 10, 20, 30 mil reais mensais sem precisar fazer nada!!"

Seria perfeito, não é mesmo?! Se não fosse matematicamente insustentável... Pois sempre haverá a necessidade de mais e mais pessoas se juntando a "rede" infinitamente.

Isto seria muito bacana: ganhar dinheiro sem precisar fazer nenhum esforço, não é mesmo? Este tema me fez lembrar de uma palestra aonde o condutor demonstrou a foto que coloquei como a capa deste artigo e falou muito sobre o quanto uma pessoa precisa se esforçar e se entregar para se destacar. Quantos sacrifícios, quantas abdicações (ele) precisou fazer para crescer e se tornar alguém a ser reconhecido. Hora, chegamos a 2 extremos: ganhar sem fazer esforço ou ter que se esforçar muito para ganhar. Mais será mesmo que precisaremos nos acabar de trabalhar e perder horas de sono com estudos para alcançar o tão sonhado reconhecimento? Ou será verdade que podemos atingir tudo que queremos sem esforço algum?

Para construir uma resposta coerente, vou usar o significado da palavra esforço para me ajudar: Um esforço é todo o emprego de força e energia para um determinado fim. Quando fazemos exercícios físicos por exemplo nosso corpo consome energia e em troca libera endorfina que nos estimula e promove bem estar. Ao realizarmos muito esforço o resultado também pode ser chamado de cansaço. O cansaço é uma reação natural do corpo e positiva. Assim como o estresse que também é uma reação natural, porém, negativa. Em uma situação de estresse, nosso corpo produz adrenalina para compensar a brusca mudança e se adaptar a necessidade de pensamento rápido e atenção máxima sobrecarregando nossos sistema. Ambos são derivados do esforço exercido, mas que se diferem por uma simples palavra: Propósito!

Ao dançarmos uma noite inteira, estamos cansados, mais não estressados. Ao correr um campo de futebol com os colegas na pelada de domingo, estamos cansados, mais não estressados. Agora, quando o chefe aparece 10 da manhã pedindo um relatório para ser entregue até 10:05, ou quando você acorda segunda de manhã e não quer levantar pois não é reconhecido por suas entregas, isto é estressante porque o objetivo não está claro. Sempre que você se sentir estressado, pare, pense e reflita: Isto realmente é necessário? Porque tenho que fazer isso?

Muitas vezes o objetivo não está claro, e apenas parar para refletir, pode abrir nossos olhos para a real necessidade de realizar o esforço. Este é o primeiro passo para entender como estamos, e porque estamos fazendo o que fazemos. Será que sabemos a real necessidade do relatório? Ou, vou mais a fundo: Porque você levanta todos os dias da cama?

Respondendo então a pergunta do começo: "Para atingirmos nosso tão sonhado sucesso ou reconhecimento precisamos dar nosso sangue e nos acabar de trabalhar e estudar, ou conseguimos alcançar sem esforço algum?" O esforço será necessário sem sombra de dúvida e ele será uma de nossas recompensas. Ao definirmos objetivos, alcançá-los nos dá gás para continuar cada vez mais longe! Cansados sim, mas lembrando sempre de não se levar pelo estresse, este é o pulo do gato, a chave para o real sucesso!

Então você vai repensar o porque faz hoje, AGORA!? Ou vai esperar que as coisas mudem sem nenhuma ação?

Sou apenas um aprendiz em um mundo que nos ensina a cada segundo, por isso se você ficou interessado no tema, indico o excelente livro de Mario Sergio Cortella chamado: "Porque fazemos o que fazemos?" da Editora Planeta. Vale a leitura!

Gostou do conteúdo? Deixe uma crítica, compartilhe, curta e comente!

Sou sonhador de um futuro melhor para nosso país através da educação, pois apenas com o conhecimento na mão de todos, chegaremos no próximo degrau da evolução humana!
Luciane Borges

Especialista em LinkedIn | Estrategista de Marca Pessoal | Mentoria para Liderança Digital | Treinamento para Geração de Negócios no Linkedin | Marca Empregadora | Palestrante | Youtuber

7 a

Você está certíssimo, a educação é a mola propulsora de qualquer mudança e evolução.

Luis Fernando Lisboa Jupy

Analista de Sustentabilidade Senior

7 a

Excelente, muito bacana o artigo parabéns!

É isso aí .Gostei.👏👏

Marcos Roberto Shadeck

Gerente de Produção | Gerente de Melhoria | Gestão do Conhecimento | Gestão de Pessoas | TPS | Gestão de Manutenção

7 a

Esse é meu menino!!!

Jaqueline Santana

MBA Gestão Estratégica de Pessoas

7 a

Vale mesmo a reflexão. Muito bom !!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Hudson Da Silva Santos

  • Usando SVG para editar imagens no dia a dia

    Usando SVG para editar imagens no dia a dia

    Sabe quando você encontra uma imagem bem legal, principalmente de fluxograma, algum esquema ou ícone, mas queria mudar…

  • Kahoot!

    Kahoot!

    Fala galera! Hoje gostaria de compartilhar uma coisa bem legal que estou usando em meus treinamentos e está dando super…

    1 comentário
  • Lean descomplicado #2: Nouritsu

    Lean descomplicado #2: Nouritsu

    Ao nos depararmos com muitos termos do Lean ou TPS, principalmente os de origem japonesa, ficamos um pouco perdidos…

    2 comentários
  • Lean descomplicado #1: Poka yoke

    Lean descomplicado #1: Poka yoke

    Imagine a situação: Você sai do trabalho e entra em seu carro. Sua esposa(o) liga pedindo para buscar o jr.

    5 comentários
  • Lean descomplicado (série de artigos)

    Lean descomplicado (série de artigos)

    Para quem não conhece, “Lean” é uma palavrinha em inglês que significa: enxuto, sem excesso. É um termo utilizado para…

    24 comentários
  • Ei você! É, Você mesmo!

    Ei você! É, Você mesmo!

    Não importa qual sua idade, este artigo é para você! Se você tem entre 16 a 25 anos e está entrando no mercado de…

    5 comentários
  • De Propósito!

    De Propósito!

    Em meu último artigo falei um pouco sobre o stress, cansaço e como estes dois temas estão ligados diretamente ao nosso…

    8 comentários
  • Calma amigo! Estamos no mesmo barco! E ele se chama Brasil!

    Calma amigo! Estamos no mesmo barco! E ele se chama Brasil!

    Rio de Janeiro, Quinta-feira (chuvosa), 6 horas da tarde..

    11 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos