Calma amigo! Estamos no mesmo barco! E ele se chama Brasil!
Rio de Janeiro, Quinta-feira (chuvosa), 6 horas da tarde...
Subo no ônibus com pessoas que passaram o dia em escritórios fechados resolvendo problemas, e jovens que já não veem a hora de chegar o final de semana... Passo por um senhor de meia idade no volante molhado de suor e chuva que está olhando o retrovisor e a roleta enquanto conta o dinheiro do troco. Passo a roleta e sento no meu lugar atrás dele e percebo que o ônibus para em cada ponto, pegando cada vez mais passageiros.
A cigarra toca para alguém descer no próximo ponto, e o motorista para um pouco antes... Isso logo se transforma em palavrões e xingamentos: "Absurdo, não sabe fazer o trabalho direito?! Quero ficar no ponto!" . Próximo ponto e o mesmo acontece, mas desta vez eu presto atenção em um cochicho vindo da poltrona do condutor: "Então desce, vai... tem uma poça aí poxa...". Então na terceira vez eu reparo, e realmente o motorista estava parando antes pois os pontos estavam alagados!
Escuto as pessoas reclamando: "Que mão de obra despreparada!" ou "Como esses motoristas são estressados e folgados...". E quem não concorda que: "motorista de ônibus é tudo folgado e sem educação"?. Mas alguém parou para tentar perceber o outro lado? As condições em que esse senhor estava, e no propósito dele ali: Transportar as pessoas da melhor maneira possível! Ele está parando fora do ponto? Porque? É uma simples pergunta, mas que não temos a capacidade de fazer. Porque parece mais fácil reclamar e já pré julgar as atitudes?
Será que todo motorista de ônibus é estressado?
Nossos motoristas estão a todo momento na "linha de frente", passando pela adrenalina segundo a segundo quando um assaltante armado pode ser o próximo passageiro, enquanto tem que contar dinheiro (que se fechar errado será descontado), aturando motoristas e pedestres sem respeito neste trânsito caótico do Rio (as vezes, os próprios passageiros que acabaram de descer). Abaixo temos uma noção de como deve ser a vida de um motorista no Rio de Janeiro:
Você sabia que 30% dos motoristas do Rio de Janeiro foram assaltados nos últimos 2 anos? (Fonte: Confederação Nacional do Transporte (CNT) 2017)
Você já se perguntou em algum momento porque um motorista de ônibus escolhe ser um motorista de ônibus? Por incrível que pareça, um estudo em 2010 foi realizado com mais de 1100 motoristas de ônibus e micro ônibus e mostrou que em primeiro lugar a maioria citou o prazer na profissão como fator principal, acompanhado em segundo lugar por "Meu trabalho tem grande importância para a sociedade":
Fonte:estudo dos fatores motivacionais para retenção de motoristas de ônibus e micrôonibus
Então mesmo com estes dados claramente indicarem um cenário, porquê ainda temos a imagem de um bigodudo ranzinza e rude na frente do volante que odeia as pessoas? Antes de buscarmos uma resposta, tenho outras duas questões para você:
- De 0 a 10, qual nota você daria para sua vida daqui a 5 anos?
- De 0 a 10, qual nota você daria para seu país daqui a 5 anos?
A nota que deu a expectativa de sua vida foi maior que a do seu país daqui a 5 anos? Então você não foi o único! E o interessante é que nós, brasileiros em geral, nos damos uma nota inversa entre a individual e a coletiva. Normalmente achamos que estaremos melhor que nosso país como podemos ver no gráfico abaixo:
Fonte: Estudo Felicidade Futura FGV
Quando entendemos e analisamos os números, percebemos que acreditamos poder estar melhor que os demais a nossa volta, mas, tenho uma má notícia para você: ISTO É UMA IMPROBABILIDADE ESTATÍSTICA!!!
A única forma de nos desenvolver para sair da "crise" atual, é de mãos dadas. Somos bons em tantas coisas, temos uma nação acolhedora, criativa, fraterna e determinada! Precisamos crescer como nação e para isso o primeiro passo deve partir de cada um de nós brasileiros! Antes de reclamar que o vizinho colocou o carro na "sua" metade da calçada ou se o motorista parar um pouco antes do ponto, REFLITA!
- Dê o primeiro passo para mudança!
- Nada é óbvio, por isso não tire conclusões sem ouvir as duas partes!
- Cada um é um! (Um ser diferente com valores, crenças e experiências) por isso
- Risque as palavras: Julgar, Culpar ou reclamar do vocabulário!
- Por último, tenha orgulho de ser BRASILEIRO!
Somente assim, nossos filhos, netos e gerações futuras poderão chamar esta pátria de TERRA ADORADA!
Gostaria de deixar esta mensagem do gênio, ousado, que conseguiu fazer o que mais nenhum brasileiro conseguiu fazer até hoje: reunir as famílias aos domingos para assisti-lo! (Ayrton Senna) Ouse ser Brasileiro!
"Seja a mudança que você quer ver no mundo" Mahatma Gandhi
Gostou do conteúdo? Deixe uma crítica, compartilhe, curta e comente!
Sou sonhador de um futuro melhor para nosso país através da educação, pois apenas com o conhecimento na mão de todos chegaremos no próximo degrau da evolução humana!
Diretor de Projetos na Habiarte Incorporação e Construção
7 aGostei muito do texto, vou compartilhar na Empresa e com amigos.
Gerente de Produção | Gerente de Melhoria | Gestão do Conhecimento | Gestão de Pessoas | TPS | Gestão de Manutenção
7 aMuito bom meu menino! Você vai longe!!!
Analista Administrativo | Supervisor Administrativo | Coordenador Administrativo | Recursos Humanos | Departamento de Pessoal | Financeiro.
7 aMaravilhoso texto, Hudson. Perfeita para reflexão na vida em todas as áreas em geral. Parabéns pela sua atitude, são pessoas assim que fazem a diferença no mundo. Fabiana B.
Inspetor de Energia | Vale
7 aMuito bom Hudson 👏👏👏