Canteiro de obra como espetáculo
O canteiro de obra também pode ser uma parte interessante da cidade. Fonte: Pentagram

Canteiro de obra como espetáculo

Ao caminhar por uma região em plena expansão imobiliária, como a da Avenida Rebouças, é possível avistar edifícios em várias fases de construção. Entre lançamentos e fundações sendo erguidas, a vida cotidiana acontece e os canteiros de obra são parte da paisagem urbana e, por que não dizer, verdadeiros espetáculos?

Foi pensando nisso que o Museu do Ipiranga, fechado de 2013 a 2022, ganhou um observatório durante o período de reforma e também o Tapume!, Festival de Graffiti que reuniu 35 artistas para dar um novo significado ao contorno da construção. Assim, as pessoas puderam acompanhar o que estava sendo feito no interior do edifício e aproveitar atrações na parte externa.

Nos Estados Unidos, o Museu de Arte da Filadélfia substituiu os tapumes convencionais por uma verdadeira exposição de arte durante a sua reforma de expansão. Intitulada “Constructionism”, a intervenção reuniu 75 obras como pinturas, trabalhos em papel, fotografias, artes decorativas e tecidos.

Intervenção no Museu de Arte da Filadélfia. Fonte: Pentagram

A possibilidade de interagir com a cidade não está restrita aos edifícios públicos. Em São Paulo, a Porte Engenharia e Urbanismo utilizou o Figueira Altos do Tatuapé, residencial mais alto da cidade, como palco para uma apresentação nas alturas.

Espetáculo no Figueira Altos do Tatuapé. Fonte: Cia Base

O edifício, que estava em fase de acabamento, configurou o cenário perfeito para bailarinos que desafiam a gravidade. O espetáculo foi transmitido ao vivo em outubro de 2020. Tem vídeo? Tem, sim!

Entre acrobacias e obras de arte, o canteiro de obras também se torna uma parte bonita da construção das cidades.


Conteúdo por Thainá Rocha Neves

Arquiteta dedicada à pesquisa desde o inicio de sua formação, sempre atenta ao que surge de melhor para a criação de cidades mais sustentáveis.


O Apto é a plataforma que integra todos os interessados em lançamentos imobiliários, incluindo compradores de imóveis, construtoras, incorporadoras, imobiliárias, corretores nativos digitais, agências e CRMs.

🎟️ Novos clientes tem um incentivo extra para dar o primeiro passo, um cupom de R$ 500.

  • Corretores e Imobiliárias: Usem o cupom BLUEPRINT500 ao contratar!
  • Construtoras: Entrem em contato mencionando o cupom de R$ 500 e vamos começar!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Apto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos