Capacitação de trabalhadores
A força de trabalho de qualquer organização precisa estar capacitada para realizar suas atividades. Só assim é possível garantir que as atividades sejam feitas com qualidade, dentro dos custos e prazos esperados e, o mais importante, com segurança.
Uma maneira de garantir a capacitação é só contratar gente já treinada. Isso é obrigatoriamente feito para funções que tem treinamentos obrigatórios por lei, como os eletricistas e trabalhadores em altura e espaços confinados, mas será suficiente?
A capacitação ocorre em dois eixos: o treinamento, que é técnico, feito para garantir que o trabalhador tem o conhecimento e habilidade para fazer determinada tarefa. Há também o eixo do desenvolvimento, em que os supervisores e gestores são capacitados a liderar e supervisionar os trabalhadores para que façam suas atividades da melhor forma possível dentro de um bom clima de trabalho.
Diferentemente do treinamento, o desenvolvimento não pode vir pronto, pois depende da cultura da organização e das aptidões de cada indivíduo.
Mesmo o treinamento depende um pouco do local de trabalho, pois não tem como garantir que uma pessoa capacitada para algo, digamos, empilhadeirista, tenha sido treinada com o modelo de empilhadeira que irá usar e com as restrições do ambiente em que trabalhará.
Capacitação é um assunto multifacetado da gestão. Entender as nuanças do treinamento e desenvolvimento das pessoas em nossas organizações é importantíssimo para o seu sucesso.
Vamos conversar sobre isso?