Capacitação operacional em VTMISCapacitação operacional em VTMIS
Com o intuito de capacitar os trabalhadores que irão atuar no VTMIS, sistema de controle do tráfego marítimo no Porto de Vitória (sigla em inglês de Vessel Traffic Management Information System), a CODESA proporcionou à equipe operacional um curso de nivelamento para os futuros operadores. Foi entre os dias 12 a 16 deste mês, na fundação Homem Mar, no Rio de Janeiro.
O grupo que viajou é formado pelos guardas portuários Claudia Loureiro Kunsch, Patrícia Bettcher Martins, Rafael Gomes De Nadai, Régis Fontes Siqueira e Tiago Fraga Ferrão. A equipe adquiriu conhecimentos básicos de vocabulário marítimo padrão, convenções e regulamentos relacionados ao VTMIS, gerenciamento de tráfego de embarcações e conhecimentos náuticos e de equipamentos. A próxima etapa está prevista para 23 de janeiro a 03 de fevereiro de 2017, quando farão o curso de operador.
O que é o VTMIS
O sistema de gerenciamento e informação do tráfego de embarcações tem como funções a melhoria na eficiência da movimentação de cargas, melhor utilização dos recursos e infraestrutura do porto, além da organização do tráfego aquaviário no canal de acesso e área de fundeio. Também visa à ampliação da segurança da navegação e de proteção ao meio ambiente nas áreas de intensa movimentação de embarcações ou que oferecem riscos de acidentes.
O VTMIS vai integrar o conjunto de ações denominadas "Inteligência Logística Portuária", uma iniciativa do Governo Federal desenvolvida pela Secretaria de Portos, do Ministério dos Transportes. A implantação é feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Assessoria de comunicação da CODESA