'A guarda portuária tem sido uma aliada da Polícia Federal'
A importância da guarda portuária para a segurança nos portos e a sua relação com as demais autoridades de segurança foi tema de palestra, nesta quarta-feira (8), no auditório da CODESA, durante a II Semana de Capacitação para Inspetores e Líderes da Guarda Portuária do Porto de Vitória. A palestra foi ministrada pelo agente do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) e coordenador da Cesportos no Espírito Santo, Rogério da Silva Lages (foto).
A guarda portuária é um importante instrumento auxiliar das autoridades portuárias, servindo à Alfandega, Policia Federal, Capitania dos Portos, Polícia Civil e Militar. O agente Lages respondeu as seguintes questões:
Como está a segurança nos portos do Brasil?
Em termo de legislação e organização, a segurança nos portos do Brasil tem evoluído muito, mas em comparação a outros países, ela ainda se encontra defasada. É importante ressaltar que, no Espirito Santo, todos os portos do estado se destacam pela implementação e execução do ISPS Code (Código Internacional para Segurança de Portos e Navios).O ISPS Code é uma medida de segurançama adotada depois dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos. Por exigência dos estadunidenses, os portos do mundo todo tiveram que adotar normas e medidas especiais de segurança mais rígidas.
De que maneira a guarda portuária tem auxiliado no trabalho da Policia Federal aqui no ES?
A guarda portuária tem sido uma aliada importante para a Polícia Federal. Por ser ela a primeira barreira de segurança na entrada dos portos, é de sua competência resguardar a segurança e cumprir todos os procedimentos que estão contidos no Plano Nacional de Segurança Pública Portuária.
O evento é promovido pela CODESA e pelo Sindicato da Guarda Portuária (Sindguapor).
Coordenação de Comunicação da CODESA