Caráter e Ética em tempos de mudanças

A velocidade de mudança no organograma das empresas é cada vez maior e “saídas e chegadas” de líderes acontecem todos os dias. Assumir uma posição de liderança antes ocupada por outro colega é um exercício importante de caráter e ética.

 A forma com que o novo líder trata os fatos ocorridos na gestão anterior pode falar muito sobre sua honestidade além de impactar na confiança e motivação do time que acaba de assumir.

Ainda que o objetivo do novo líder seja de promover mudanças e fazer alterações, sabemos que além das pendências existe também um legado positivo do seu antecessor. Saber reconhecer esse balanço com decência pode acelerar o ganho de confiança do novo líder pela sua nova equipe e organização.

Apropriar-se de conquistas que não são suas ou acentuar problemas da antiga gestão, além de não contribuir com a mudança esperada pela empresa, pode prejudicar sua credibilidade. Mesmo que a antiga liderança não esteja presente, provavelmente boa parte das pessoas que viveram e conhecem com profundidade os fatos, ainda estão na organização.

Reconhecer sinceramente o grupo pelas realizações ocorridas antes da sua gestão pode ser uma forma inteligente de manter o time motivado e focado no que é positivo, enquanto você organiza e prepara as alterações necessárias para o futuro.


 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos