CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA - PACIÊNCIA E AUTOCONTROLE
VOCÊ TEM AS CARACTERÍSTICAS PARA SER UM BOM LÍDER?
Se sempre que nos relacionarmos com outras pessoas, nos colocarmos na posição do outro e procurarmos compreender qual o sentimento que devemos ter provocado, ficará mais fácil para entendermos o efeito de nossas ações.
Faça um retrospecto das pessoas que de certo modo tiveram uma hierarquia superior a você durante a vida, ou seja, atuais e antigos chefes, professores, colegas, familiares, etc. Dentre essas pessoas, procure identificar quais eram mais impulsivas, inconstantes, intransigentes, agressivas, impacientes; separe das que eram mais equilibradas, moderadas, tranquilas, compreensivas, carinhosas, pacientes.
Agora ou depois com mais tempo, responda para você mesmo: Com quem você se sentiria melhor, cooperaria, estaria mais motivado, respeitaria, e quem preferiria ter como líder?
A menos que você tenha forte tendência ao masoquismo, com certeza sua resposta vai recair sobre a segunda opção, as pessoas mais sensatas, equilibradas e pacientes. Certo?
Com essa rápida análise, você já tem uma das características essenciais que se requer para uma pessoa se tornar um líder eficiente. Ser PACIENTE.
Mas, em termos práticos, o que é necessário para exercer a paciência?
Vou dar um exemplo simples que mudou o destino do mundo:
Recomendados pelo LinkedIn
Na segunda guerra mundial, os alemães tinham a guerra quase que vencida; eis que surge a figura imponente do grande líder dos aliados, Sir Winston Churchill, com sua paciência de Inglês e uma figura segura e tranquila, sorridente, calma, que foi capaz de transmitir otimismo e confiança aos seus comandados. Esse foi o fator determinante para que estes conseguissem ânimo suficiente para se superarem e derrotarem os inimigos.
A química que ocorreu nessa missão quase que impossível foi simples. Todo o exército pensou: “Se o comandante está com toda essa confiança é porque ele deve ter motivo e certeza que iremos vencer, então vamos em frente que a vitória será nossa. ”
Nas empresas, quando o líder ou o que está investido com essa função for emocionalmente instável, inconstante, não souber dominar seus nervos; com certeza desestabilizará seus comandados.
O oposto também é verdadeiro, o Líder que tem PACIÊNCIA e AUTOCONTROLE terá autoridade de fazer com que os comandados se sintam mais seguros, confiantes, participativos, motivados, e atinjam os resultados com maior eficiência.
Se você está em uma função que exige liderança, ou tem a pretensão de se tornar um líder, lembre-se, paciência e autocontrole! Ninguém aprende com teoria, somente com a prática, então comece a praticar essas virtudes.
Até a próxima e muita paz!
Renato Fazzolari
“Dicas em Conta Gotas”, são matérias compactas que periodicamente a AGRHO divulga e que abordam temas variados e relevantes. O objetivo é despertar e/ou orientar nossos parceiros, sobre as armadilhas organizacionais e comportamentais do dia-a-dia.
Torre controle / KPIs / Projetos Automações Agrícolas / Planejamento / Logística Agrícola / Regras de Negócios / Tecnologia Agrícola / Automação / Operações Agroindustriais e Gestão de Dados online (28 anos experiência)
2 aEsse Renato Fazzolari é exemplo de homem de bem!!! Fez e faz diferença em minha vida pessoal e profissional, professor Renato
Diretor de Suprimentos e Engenharia no Grupo Pereira | Compras, Expansão
2 aRenato Fazzolari como sempre nos trazendo ótimas reflexões, que no fim nos forçam a buscar evoluções. Forte abraço meu amigo.