Caro assessor, caro gerente,
Se coloque no meu lugar. Esse produto é bom pra quem? Pra mim ou pra você?
Você indicaria esse produto pro seu filho? Você faria pra sua mãe?
Quanto você recebe por me indicar um produto tão ruim? Tem algo bom aí pra mim ou só pro banco?
Quero um produto que atenda aos meus objetivos, não aos seus. Um bom gerente ou assessor serve pra atender os interesses do cliente e não pra bater meta.
Vamos conversar francamente? Você consegue dar opinião sobre investimento sem pensar na comissão?
Já buscou meu histórico pra entender minha carteira? Conheça seu cliente antes de bater na porta.
Seja transparente nas ofertas. Para de fazer de conta que não ganha pela indicação. Qual a remuneração que você está recebendo pra me indicar esse ativo? Joga limpo comigo.
Explica os detalhes dessa aplicação e se realmente é a melhor opção pra mim. Deixa de oferecer produtos misteriosos sem explicar direito o que são, as taxas, os riscos.
Por que você veio trabalhar com isso se odeia falar com o público leigo? Fala palavras difíceis pra confundir o cliente?
Consegue me explicar sem querer ser superior ou com tom de arrogância, só porque eu sou leigo?
Te ajudo a cumprir sua meta desde que você me apresente um produto bacana. Você sabe que o que tá me oferecendo é ruim? Vai ler, entender, saber o que está oferecendo.
Você me oferece os mesmos produtos que compõem a sua previdência?
Por gentileza, pare de ligar oferencendo seguro…
Não seja chato. Para de me ligar! Quando eu precisar, entro em contato…
Por que você está pedindo pra alterarmos um investimento em ações em menos de nove meses? O que mudou na estratégia?
Por que você olha a janela de só três meses de um fundo pra me dizer que ele é ótimo?
Por que não faz uma carteira e só administra, em vez de ficar de seis em seis meses mudando tudo?
Não tenho a pressa que você tem!
Se pensar só no curto prazo, terá benefícios apenas no curto prazo.
Recomendados pelo LinkedIn
Não invisto em COE. Você me deve desculpas por ter me oferecido COE lá quando comecei a investir, hein? Por favor, não insista. E para de empurrar título de capitalização.
Não adianta vir com modinha. Quero resultado de longo prazo.
Sua consciência não pesa ao me oferecer produto ruim?
Sinto que você me enche quando não preciso, oferecendo produtos duvidosos, e, quando preciso, não me atende.
Me atenda como você gostaria de ser atendido. Bora jogar um jogo de ganha-ganha? O que não é bom pros dois lados é ruim.
Não subestime minha inteligência. Seja correto.
Não me ofereça bons produtos apenas na hora em que falo que vou sair com o dinheiro.
Seja mais gentil e atencioso. Educação, por favor. Hoje minha cota não é alta, mas amanhã poderá ser. Cliente é cliente!
Queria poder confiar em você. Como eu gostaria de acreditar que você é isento. Gostaria de dizer "Confio nas suas recomendações", mas não dá… Prefiro errar sozinha.
Fala sério, né? Você não me engana mais.
Minha opinião do coração foi classificada pelo departamento jurídico como “reservada".
Avise pra alta cúpula aí que esse modelo ficará insustentável em breve. Não somos trouxas.
Alô! Não estou ouvindo. Alô! Alô?
Se você for gerente ou assessor, antes de jogar pedras, respire fundo. Eu não escrevi nem uma linha dessa carta. Ela foi escrita pelos seus clientes. Veja isso como uma oportunidade de saber o que eles realmente pensam, mas não falam diretamente.
O que você acaba de ler é apenas um compilado literal de centenas de respostas que recebi de meus seguidores no Instagram à pergunta “O que você gostaria de dizer pra quem te atende no banco ou corretora?".
Um abraço,
Luciana Seabra.
Business Development │Procurement │Finance│Transformation
10 mO conflito de interesse inerente ao exercer estas funções pode levar a insustentabilidade deste modelo de negócios. Creio que os investidores tem que ter um conhecimento mínimo do mercado, mas talvez o que mais faça diferença é conhecer a índole do seu assessor. É uma profissão que exige confiança. Não caia nos cantos de sereia que estão cheios por aí.
Engenheiro eletricista
1 aSe todos os assessores tivessem estas dúvidas em mente, sobre os seus clientes, e realmente vivessem em um mundo financeiro do ganha-ganha, teríamos muito mais pessoas realizadas ou a caminho disto, e assesores mais humanos e felizes por estarem fazendo seus clientes crescerem.
Assessor de Investimentos
1 aConcordo com tudo e, lendo esses relatos, tenho ainda mais certeza que estou no caminho certo! Em contrapartida, tudo tem um viés, um objetivo por trás... com siceridade, qual o seu?
Orientadora de Carreira | Especialista em Escolha, Transição e Planejamento de Carreira | Instagram @anapaularamos.me
1 aExcelente, Lú, principalmente porque essa carta foi escrita pelos próprios clientes, ou seja, ela expressa a verdade nua e crua, o que deveria ser um ponto importante de reflexão para assessores e gerentes de banco. Os conflitos estão passando dos limites (se é que podemos dizer que existe algum limite aceitável para uma indicação conflitada).
Planejador Financeiro - Especialista em Gestão de Patrimônio - Assessor de Investimentos
1 aMeta de Produto = Erro Grave. Bancões sempre fizeram isso. Muitos grandes escritórios têm também esta cultura com seus Assessores e algumas Corretoras também praticam isso com os Assessores internos. No meu escritório nunca ocorreu isso. Prezamos pela construção de uma relação de confiança e perenidade. Cabe aos clientes perceberem e fazerem a devida distinção.