Carreira e Empregabilidade: você está preparado para o mercado de trabalho?

Carreira e Empregabilidade: você está preparado para o mercado de trabalho?

“O futuro não é uma dádiva, é uma conquista” (Robert Kennedy).

Atualmente os profissionais vêm se deparando com os desafios como a forte concorrência, foco nos resultados, clientes mais exigentes, mais pressão, mais cobrança onde não basta ter qualificação é preciso ser competente, mostrar resultados e fazer a diferença! E esse cenário não tende a mudar! Pelo contrário, iremos passar por inúmeros desafios!

E aí? O que podemos fazer diante disso? Sofrer? Adoecer? Gritar? Paralisar pelo medo do desconhecido? Começar a xingar? Reclamar? Apontar? Não! Não vou discutir ou avaliar se as condutas das organizações corretas ou inadequadas, com boas ou péssimas reputações, vou falar sobre o que nós temos controle: sobre nosso comportamento, sobre o que podemos fazer diante disso, refletir sobre as nossas escolhas e ações, sobre o que queremos para a nossa vida pessoal ou profissional: isso, sim, depende exclusivamente de nós mesmos, onde queremos estar, o que queremos ser e fazer de diferente!

O mercado se tornou extremamente seletivo e vem buscando profissionais diferenciados (87% das demissões nas organizações são devido à falta de competências comportamentais e não por falhas técnicas).

Há uma grande valorização por profissionais resilientes que não absorvem essa pressão para dentro de si, essa elevada cobrança e exigência ao ponto de se estressar cada vez mais e paralisar por medo de ser substituído, não reconhecido e consequentemente, em sua diminuindo sua produtividade.

Trabalhar em equipe, evitar rodas de fofocas, focar em soluções e na execução, ser flexível e adaptável às mudanças. É comum vermos pessoas que desperdiçam seu tempo com falta de qualidade, pensamento egoísta, destrutivo e um ambiente marcado por fofocas – atitudes desagregadoras do ambiente de trabalho que dificultam ou impedem o crescimento profissional e pessoal.

Por isso, o profissional de sucesso deve ter uma visão sistêmica (global) da empresa, reconhecer e respeitar as diferenças individuais, focando o que cada um tem de melhor, na busca de solução e resultados significativos. É importante ter uma comunicação transparente e assertiva filtrando informações não produtivas e ineficazes.

Como as empresas estão mais enxutas em relação ao seu quadro de funcionários temos que ser multifuncionais, se preocupar com o custo e evitar desperdícios sempre! Além disso, é muito valorizado o profissional comprometido por suas obrigações, diferentemente de pessoas que sempre arruma desculpas e justificativas para não fazer o que deveria fazer, trabalha somente preocupado com o relógio ao invés de se preocupar com os resultados, administrando seu tempo eficazmente.

As empresas buscam por profissionais proativos, ou seja, aqueles que antecipam às situações, buscam oportunidades, proponham mudanças significativas, persistem frente aos obstáculos, ao contrário de pessoas que esperam que as coisas aconteçam, se omitem e só fazem o que os outros decidam, foca nos problemas ou empurram problemas, não buscam por mudanças internas (“sou assim e pronto”, “Não há nada que eu possa fazer”, “Infelizmente isso não é comigo”, “não fui eu... foi...”), não tem vontade de aprender e vivem reclamando de tudo e de todos, que são atitudes de pessoas de baixo desempenho, não valorizados e que não estão garantindo seu espaço no mercado.

Para isso é necessário desenvolver seu autoconhecimento, autocontrole e responsabilizar-se por sua carreira! É importante saber que todos nós temos capacidade para sermos melhores e termos uma vida mais prospera e realizadora!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Juliana Ferrari

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos