CARREIRA, FAMILIA E TRABALHO

CARREIRA, FAMILIA E TRABALHO

FOCO NA CARREIRA

É fácil o profissional perder o foco de sua carreira, não raro o que pode nos tirar do foco é uma promoção ou uma oportunidade. Parece um paradoxo que algo bom tire nosso foco da carreira, mas se colocarmos em perspectiva a construção de uma carreira demanda planejamento de longo prazo e como um bom surfista precisamos escolher as ondas que vão nos ajudar a ir mais longe, as vezes uma promoção nos ajuda no momento, mas nos limita no futuro. Certo que vamos aproveitar todas as oportunidades, mas sem perder o foco no objetivo. Certa vez batendo um papo com um jovem empreendedor ele mencionou um negócio que estava em alta naquele momento, com pontos de vendas em todos os shoppings e perguntou minha opinião. Como um bom consultor não respondi, mas fiz uma pergunta que o levou a uma nova forma de pensar e refletir por conta própria. Eu perguntei: Isso é um negócio ou uma oportunidade?

A carreira é algo só seu, muitos podem colaborar, mas ela é sua.

 

FOCO NA FAMILIA

Eu tenho mais de 35 anos de carreira e algo que aprendi com dores foi o de separar família do trabalho. Misturar esses dois lados da moeda raramente se mostra positivo. Separe claramente as duas coisas, não fique no trabalho tratando de coisas pessoais e não trate de trabalho quando deveria estar com a família. Por mais simples que pareça atender a uma ligação de trabalho num fim de semana, ela tem um poder incrível de tirar sua alma de casa e levar pro escritório, o corpo fica lá e me diga o que pode ser pior do que um corpo sem alma?

Quando na família, ouça, ouça, ouça. Na maior parte das vezes os filhos e o parceiro(a) só precisa ser ouvido de verdade. Fale a verdade, interaja, sorria, brinque e seja você mesmo. Sei que lembrar disso assusta, mas a carreira um dia vai acabar e você vai continuar vivendo.


FOCO NO TRABALHO

Como vimos antes você é um funcionário, mesmo que seja um consultor, você precisa, de fato, funcionar. Hoje temos diversos termos que estão na moda, colaborados, associado entre outros, mas vamos voltar a raiz e ser um funcionário.

Eu tive uma experiência bem interessante alguns anos atrás, fiquei por dois anos num projeto de consultoria para uma empresa cujos sócios eram meus amigos. Ambiente maravilhosos, trabalho agradável e muitos problemas a resolver. No fim desses dois anos o patriarca da família resolveu rescindir nosso contrato e muito delicadamente pretendia me dizer isso, mas eu o interrompi e disse que seria a melhor coisa a fazer, já que minhas recomendações não estavam sendo seguidas. Ou seja, por mais tecnicamente embasado que eu estivesse, por mais corretas que fossem minhas analises, eu estava dizendo algo que eles não queriam ouvir, então simplesmente não funcionou.

Você precisa dar resultado! Neste quesito não há muito espaço pra argumento, descubra o que se espera de você e faça acontecer. Sei que há empresas onde não se consegue clareza nos objetivos, eu já vivi isso. Minha solução foi criar minha própria razão de existir na empresa, externar isso a minha chefia e depois seguir cumprindo a meta que eu mesmo tracei e quer saber, funcionou muito bem, pois tanto a chefia quanto a organização não sabiam claramente o que esperavam. O principal ponto aqui é funcione! Dê resultado.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos