CARROS: ANIMAÇÃO ENSINA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE DEIXAR UM LEGADO
Divulgação. © Disney / Pixar

CARROS: ANIMAÇÃO ENSINA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE DEIXAR UM LEGADO

Quando entrei no Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará, uma das principais lições que o professor Abraão sempre nos dizia: deixe o seu legado. Após alguns meses, quase um ano, enquanto assistia pela milésima vez o filme Carros ao lado do meu irmão mais novo, decidi compartilhar com vocês a importância dessa lição.

De acordo com o dicionário, Legado é tudo aquilo que é passado às gerações que se seguem. Pode ser um comportamento, trabalho, quem sabe obras ou até mesmo exemplos que são deixados para familiares, amigos e comunidade. 

O legado é formado a partir das suas vivências e experiência, sendo construído diariamente. Todos nós deixamos algum legado, mas você sabe qual o seu?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Hudson Hornet deixou o seu legado ao tão conhecido McQueen. Pode ser que o nome “Doc Hudson” não seja tão familiar assim, mas ele foi o carro de corrida que teve que se retirar após um acidente e foi totalmente esquecido. Enquanto que o McQueen, é um jovem carro de uma nova geração de corrida e que após empatar com outros dois veteranos, começou a ter fama, até se perder em uma cidade esquecida, local que lhe deu a oportunidade de aprendizado.

No primeiro filme, Doc nos mostra qual o significado da verdadeira vitória, que os troféus ficam na estante apenas como uma recordação e que a glória um dia acaba. O que fica é o nosso modo de agir e pensar, o que deixamos na vida das pessoas e claro, o que ensinamos. O que fica é o legado! Isso vai muito além de algo material.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Enquanto que no Carros 3, McQueen tem a oportunidade de passar adiante tudo que aprendeu do seu mestre. Agora ele é o veterano, mas foi ficando obsoleto com a chegada de novas tecnologias nas corridas. Como a teimosia é parte da sua personalidade, ao invés de se aposentar como muitos estavam fazendo, ele decidiu ir para um Centro de Treinamento com tecnologia de ponta e conheceu a Cruz Ramirez. 

Como eu havia dito, McQueen tem em mãos a grande chance de perpetuar o legado de Doc. Cruz não tinha o sonho de ser treinadora, ela queria correr, porém, a oportunidade não havia chegado. Foi na corrida final que nosso querido Relâmpago, que já havia aprendido que o importante não era a vitória, decidiu mostrar outra lição que aprendeu lá no primeiro filme: saber quando se retirar. Ele deu a oportunidade que a Cruz precisava para alcançar seus objetivos e construiu seu próprio legado.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

É exatamente isso que o professor Abraão vem fazendo com seus alunos. O CEMP é um local onde temos vivências e adquirimos experiência que se assemelham ao que existe no mercado. Com cinco anos, o Centro de Empreendedorismo oferece inúmeras oportunidades para que os alunos possam alcançar seus objetivos e construir seu próprio legado. Quantas gerações do CEMP foram sensibilizadas e cultivam pelo menos uma das lições deixadas pelo Professor?

Para mim, é muito significativo dividir isso com vocês e mostrar que construir um legado nos dá um sentido na vida, indica uma direção e nos motiva. Você já começou a construir o seu legado?

Michael Dhyani

Inovação | Cultura de inovação | Ecossistema de inovação | Aceleração | Startups | Inovação | Gestão | Treinamento | Empreendedorismo

5 a

É até um pouco emocionante ler isso, pois dá uma certa nostalgia parece que foi ontem que ouvi o Abraão Freires Saraiva Júnior falar "DEIXE O SEU LEGADO". Parabéns Sirlene.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos