Carta Aberta as 7 Mulheres Foda da Minha Carreira

Carta Aberta as 7 Mulheres Foda da Minha Carreira

CARTA ABERTA AS 7 MULHERES FODA DA MINHA CARREIRA

No dia de hoje, me coloquei a pensar bastante sobre o que dia 8 significa, e apesar de não querer Parabéns, quero sim mais espaço em uma sociedade que ainda precisa olhar a equidade de gênero com muito carinho. 

Apesar de hoje em dia termos uma sociedade mais igualitária, ainda temos certos preconceitos que continuam sendo repercutidos. Ainda existem muitas pessoas que acreditam que o lugar mulher é na cozinha, que elas devem ganhar menos, que roupa define personalidade e esse tipo de coisa... 

Vejo tantas reportagens falando de homens fodas com histórias inspiradoras para motivar sua vida e carreira, então decidi quebrar esse protocolo, e vir aqui, para prestigiar as 7 mulheres mais fodas da minha carreira.

Barbara Kleinhappel: minha primeira chefe. A pessoa que me ensinou a trabalhar. Dona de um sorriso largo, de um conhecimento de cultura imenso, e que além de ter me aberto os olhos para o mundo de HR, me ensinou que chefe além de dividir aprendizados e oportunidades, divide calorias. Barbie me ensinou a planejar, organizar e ter assertividade. 

Laura Coutinho: Minha segunda chefe. Ela me deu asas pra voar. Me mandou pra China e Dubai. Acreditou no meu potencial. Foi além, saiu de licença e me deixou uma mensagem que tudo ia ficar tudo. Meu primeiro exemplo de executiva, mãe, poderosa até a tampa! Obrigada por tanto.

Larissa Forte: Minha chefe do coração, minha irmã mais velha, minha coach, minha amiga. Lari veio pra me provocar nos lugares mais inimagináveis dessa vida. Só ela pra acreditar que eu poderia ser remuneração (Note, eu era de DHO). Depois disso levou minha carreira para todas as áreas possíveis. De uma inteligência diferenciada, uma estruturação que nunca vi igual. Com ela aprendi storytelling. Nunca mais um projeto nasceu sem um bom case pra contar. Levo Laris pra vida! E mais uma vez alguém me mostrando a pluralidade que uma mulher pode ser. Mãe aos 40 anos e a executiva mais incrível que já conheci.

Dai veio Fernanda Chapot, minha chefe carioca. Se teve uma coisa que aprendi com a Fe, foi ter jogo de cintura. Fernanda é uma comunicadora nata. Sabe envelopar como ninguém um problema, ao ponto de fazer com que o problema mais caótico, pareça o melhor presente de Natal. Fer, além de me dar espaço pra criar, construir, me ensinou a liderar. Junto com ela, nasce a líder que habita em mim. Obrigada Fe!

E ainda nessa jornada, chega Maria A. de Nonohay Schneider, uma líder com muita experiência pra dividir. Essa chefe traz consigo a experiência e a maturidade pra me ensinar a navegar no mundo executivo. Maria ensina a termos elegância, em um mundo corporativo extremamente machista. Aprendi com ela a andar no salto alto sem fazer barulho, a estar presente sem precisar gritar. Maria é aquela líder que faz presença sem estar presente. 

De repente, vem uma luz diferente em minha direção. Assim que chega Sarah Lemos. De longe a chefe mais good vibes que eu tive. Sarah me ensinou, ou pelo menos tentou, em como trazer leveza para o dia a dia. Sabe aquele líder humano, que não te faz esquecer a essência de quem se é? Nunca me esqueço da frase que ela me disse antes de ir: "Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós." Sarah me ensinou que o carinho, bem estar vem em primeiro lugar. Sarah me ensinou que as diferenças são complementos de uma engrenagem que só faz a gente crescer. Sarah acreditou em mim. Sarah, a líder do amor!

E a mais atual delas, a Josiane Lima . Josi veio me lapidar. Veio me colocar limite. Josi é daquelas lideres de "tirar o fôlego", de uma maneira super positiva. Daquelas de colocar na porta do armário pra admirar. Josi sabe como ninguém equilibrar os pratinhos. Nunca vi alguém com tanto traquejo corporativo. Me deu um dos feedbacks mais importantes da minha carreira com a leveza de quem recebe um presente. Me ensina a todo momento a parar, pensar e só depois agir. Josi é também aquela líder que me lembra das pluralidades de ser mulher, mãe, executiva, irmã e amiga. Todas em uma só e em perfeita harmonia. 

Quantas mulheres foda! E eu só tenho a agradecer a cada uma de vocês pela liderança incrível que me proporcionaram. Cada uma do seu jeito, história e repertório. A cada aprendizado, feedback, e até taças de vinho, o meu muito obrigada.

Acho que sou uma das poucas pessoas sortudas desse mundo que pode afirmar: "EU SÓ TIVE MULHER FODA NA MINHA CARREIRA!" Se você está hoje atuando com alguma delas, sinta -se privilegiada(o) por ter em seu caminho profissional mulheres tão incríveis!

Feliz Dia das Mulheres! Vocês merecem o mundo!

Malu Quaggio

HR - Head na Consultoria Malu Quaggio by Goiabeira RH - Coach com especialização em AL - Método Action Learning, Consultora e Palestrante

2 a

Uowwwww, que homenagem íntegra e verdadeira, como você!!!!

Josiane Lima

People Director | HR Executive | Head of People

2 a

Fabi, que post incrível! Obrigada pelas palavras, de verdade! Significa muito e fez tudo valer a pena. Mas fico feliz de saber que cada vez mais teremos mulheres na trajetória dos profissionais e como referência e inspiração. Vc tb eh uma dessas mulheres! ❣️

Maria A. de Nonohay Schneider

Chief People Officer /Diretora Executiva de Gente e Sustentabilidade Plurix (Pátria Investimentos)

2 a

Fabiana Meirelles Hannouche : que super honra estar entre estas grandes mulheres cuja grande mulher, que é você, homenageou... todas mulheres maravilhosas, únicas e genuínas nas suas formas de ser, agir e liderar. Que lindo e que bacana ver seu crescimento, desenvolvimento e futuro ainda de mais sucesso! Quero estar sempre perto! ❤

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fabiana Meirelles Hannouche

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos