Quantas vezes você foi a única mulher da sala?
Pensa comigo - edição #6
WIF: O evento para mulheres que querem ir além
Na Zona da Coragem
Para quem tem acompanhado a newsletter “Pensa Comigo” nos últimos dois meses, sabe que eu costumo trazer uma reflexão sobre algum tema, algumas dicas de projetos e oportunidades que Valem o Clique e, por fim, uma inspiração na Zona da Coragem. Hoje, já quero te avisar que vai ser um pouco diferente.
Vou deixar de lado a reflexão e as dicas para falar sobre um momento de coragem que mudou a minha vida - e, depois, a vida de tantas mulheres.
Tudo começou com um questionamento: por que sou obrigada a escolher entre a maternidade e minha carreira? Eu quero me dedicar aos dois. Em 2017, eu engravidei do meu primeiro filho, o Tom. No final de 2018, veio o Martin. Ou seja, foram duas licenças de maternidade seguidas.
Quando voltei ao trabalho, o impacto na minha carreira era nítido. Me senti estagnada e sem muitas possibilidades. Mas eu queria fazer mais, queria ir além, não queria ter que escolher entre uma coisa ou outra. Eu percebi que amava o meu trabalho, amava sair de casa para trabalhar, e também amava meus filhos, queria ser a melhor mãe que eu pudesse. Mas, no mundo corporativo, conciliar essas duas coisas parecia impossível.
Comecei a reparar que não era só comigo, várias mulheres do mercado financeiro passavam por essa desaceleração na carreira quando tinham filhos, e a maioria delas não concordava com a situação. Isso me incomodou ao ponto de eu decidir fazer algo por mim e por nós, mulheres.
Foi daí que surgiu o Women in Finance, um evento com o objetivo de reunir mulheres do mercado financeiro para falar sobre carreira, criar conexões e trocas que pudessem ajudar na diversidade e na equidade de gênero nas empresas.
A primeira edição, organizada com muita dedicação e ansiedade, esperava receber cerca de 80 mulheres, mas tivemos 800 inscrições. (Isso mesmo, você não leu errado rs). O Women in Finance foi um divisor de águas na minha vida. A partir do evento, centenas de mulheres me procuraram querendo aumentar suas conexões, suas habilidades técnicas e comportamentais, se tornarem líderes e saber o que fazer para não estagnar (ou serem estagnadas) na carreira após ter filhos.
Recomendados pelo LinkedIn
Mas não foi só isso. As empresas também começaram a me procurar pedindo indicações de mulheres para contratar para cargos de coordenação, chefia e liderança. Instituições que queriam aplicar a diversidade e igualdade de gênero em seu escopo, mas não sabiam por onde começar.
Então percebi que existia aí uma oportunidade de negócio e foi assim que em dezembro de 2019 nasceu a Fin4She, com o objetivo de ser um movimento para promover e incluir mais mulheres no mercado financeiro.
Agora, em 2022, após dois anos de pandemia, estamos ansiosos para a 3ª edição do Women e Finance, o evento que deu o pontapé inicial para tudo o que somos hoje. Com diversos painéis de discussão e a presença de muitas profissionais brilhantes, o WIF de 2022 vai acontecer no dia 10 de novembro, na Casa Natura Musical.
Esta edição será a maior que fizemos até aqui e esperamos receber até 400 mulheres. Nesse objetivo, contamos com o patrocínio da Advent, Citi, Itaú e MUFG, além do apoio de parceiros como B2Mamy, CFA Society Brazil, WCD, Conselheira 101, ABAAI, 100WF, IBEF, W-CFO e 30% Club Brazil.
Como o evento presencial tem uma capacidade limitada - e queremos levar a discussão para o maior número de mulheres possível - também faremos uma transmissão online dos painéis. Para se inscrever e fazer parte desta transformação, basta acessar o site oficial do WIF clicando aqui.
Queremos facilitar conexões verdadeiras e promover a representatividade. Nosso foco é ajudar mulheres a se conectarem e entenderem o que as empresas estão fazendo sobre equidade de gênero, abordar as competências esperadas das lideranças femininas e pensar em maneiras de fomentar o ecossistema feminino.
A terceira edição do Women in Finance, além de ser um orgulho pessoal para mim, também vai nos ajudar a chegar um pouco mais adiante na nossa busca por um meio corporativo igualitário e que respeite as mulheres.
Carolina Cavenaghi,
Fundadora e Ceo da Fin4she
Fundador da 4daddy | Pai afetivo do Vini | Empreendedor social | Advocacy | Impacto Social | Parentalidades e Economia do Cuidado| Equidade de Gênero e Cultura Antimachista
2 aCarolina Cavenaghi, parabéns pelo seu trabalho a frente da FIN4SHE. Quero colocar a mim e a 4Daddy como aliados na busca incesante da Equidade de Gênero, dentro e fora das empresas, e no ecossistema de startups e de investimentos.