A Casa Lean
Eu gostaria de falar um pouco sobre a “Casa do Lean” e a importância da base, pilares e cobertura do Lean Manufacturing e de como essas fases são de extrema importância para que consigamos implementar de maneira sustentável todos esses conceitos Lean que as empresas buscam atualmente.
Primeiro vamos conhecer a “Casa” e nas próximas publicações vamos falando de cada uma das partes e nos familiarizando com os termos e com os conceitos de cada um dos itens desde a base até a cobertura.
Como toda casa precisamos fazer tudo com muita qualidade, mas se não tivermos uma ótima base, tudo o que se fizermos depois disso, tem uma grande chance de ruir e por todo esse trabalho a perder.
Na base temos itens que muitas empresas não dão a devido atenção e após anos tentando não sabem o porque não conseguem implementar de maneira definitiva o Lean Manufacturing, sempre acabam perdendo todo o esforço realizado por seus colaboradores e não conseguem entender o porque, nenhuma mudança é de forma definitiva.
Lembrem-se e atentem-se: 5S, GESTÃO VISUAL E KAIZEN NÃO SÃO ENFEITES E EMBELEZAMENTOS. Junto com a TPM são ferramentas fundamentais para que possamos ter um ambiente limpo e funcional sem essas ferramentas implementadas de forma eficaz dificilmente conseguiremos implementar de forma definitiva outras ferramentas do Lean Manufacturing. Por exemplo como faremos um KANBAN, se não sabermos o que colocar e onde colocar ? Claro, esse é apenas um exemplo mas existem diversas situações que podem ser impactadas.
E para a implantação de cada “setor da casa” não podemos confundir agilidade com pressa. Tenha cautela e faça uma análise cuidadosa para realmente marcar cada estágio como terminado, caso contrário você pode ter que refazer a mesma tarefa mais de uma vez.
Quando temos certeza da qualidade da nossa fundação, podemos começar a construir os pilares que vai ajudar no sustento dessa “casa”.
Dividimos esses sustento em três pilares: Fluxo, Qualidade e Produção.
Com esses pilares construído de maneira robusta numa base forte com certeza teremos sucesso. Numa empresa que tem um fluxo simples e descomplicado em parceria de uma produção que acredita que tudo pode ser feito com qualidade, tenho certeza que essa empresa esta fadada ao sucesso e pronta para receber o “Telhado do Lean”, empresas que entendem que a Produção e Qualidade são parceiras e que sem uma a outra não existe estão no caminho correto para implementar a cultura Lean.
Bom agora que temos uma base e pilares fortes e bem implementados podemos “cobrir nossa casa”, e como as etapas anteriores essa cobertura também é de extrema importância e agrega muito, agora podemos definir e implementar os KPI´s que realmente trazem algo produtivo para empresa sempre focando em redução de custos, voz do cliente, fazer cada vez mais com cada vez menos e etc. São esses KPI´s que vão nos mostrar se estamos no caminho correto, lembrando que a empresa é “um ser vivo” e como tal esta sempre em evolução e temos que usar nosso conhecimento para que sempre que algo saia dos trilhos podemos voltar a direção correta, nem sempre é fácil, mas com esses conceitos já temos uma boa ideia de como começarmos.
Bom pessoal espero que tenham gostado e como disse no inicio esse é o primeiro de uma série de publicações, cada uma aprofundando um pouco sobre essas ferramentas citadas na “Casa Lean” espero que gostem e por favor, caso discordem de algo ou tenham informações para agregar por favor, não deixem de comentar!
Grande abraço.
Thiago S. Chillon
Engenheiro de Produção/Qualidade – Black Belt Lean Six Sigma
thiago.chillon@yahoo.com.br
11 99669-2263
MBA SCM, Green Belt, Analista SCM, Power BI
7 aLegal Chillon, simples e objetivo a aplicação dos conceitos. Parabéns!
Analista de qualidade | Melhoria Contínua | Controle Qualidade | Inspetor de Qualidade | Logística | Boas práticas de fabricação | Auditoria | Assistente qualidade.
7 aTrabalhei em algumas empresa onde a Base nunca foi o pilar de sustentação como fonte de resultado O Lean não obteve sucesso.
Analista de qualidade | Melhoria Contínua | Controle Qualidade | Inspetor de Qualidade | Logística | Boas práticas de fabricação | Auditoria | Assistente qualidade.
7 aQue ótimo artigo.
Diretor Industrial
7 aMuito bom!!