#casadopovo #casadoBBB #fevereiro
E já estamos em fevereiro, vivemos um dos piores momentos da pandemia do COVID19, a vacinação começou, mas ainda demora muito para conseguimos uma segurança nacional, o trabalho dos profissionais de saúde continua a todo vapor, e novas vacinas serão aprovadas e chegaram ao Brasil no decorrer dos meses. Mas o sentimento ainda para muitos é sem saber para onde estamos indo e por estarmos inundados de informações não sabemos nem no que prestar atenção. Uma mistura de emoções que acabam dando espaço para outros assuntos nas redes.
No meu artigo semanal quero trazer alguns comentários sobre os principais assuntos que estão na rede. De ordem de importância, diretamente relacionado a todos os setores da economia no dia 1 de Fevereiro foi realizado a eleição do senado e da câmara de deputados do Brasil. A casa do povo tem novos lideres, e sem dúvida isso deveria estar no topo das discussões, afinal eles tem o poder de decidir quais são as pautas que iremos avançar no país.
O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito o novo presidente do Senado, substituindo David Alcolumbre (DEM-AP). Pacheco obteve 57 votos, contra os 21 da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Ele chega à liderança da Casa contando tanto com uma declaração pública de "simpatia" do presidente Jair Bolsonaro quanto com o apoio de partidos da oposição, como PT e PDT. Em seu discurso de pose defendeu a independência da Casa, o combate à corrupção, a geração de empregos, o combate à pandemia, a estabilidade econômica e a preservação do meio ambiente.
“[O Senado deve] Atuar com vistas no trinômio saúde pública, desenvolvimento social e crescimento econômico, com o objetivo de preservar vidas humanas, socorrer os mais vulneráveis, gerar emprego e renda”. “As votações de reformas que dividem opiniões, como a reforma tributária e a reforma administrativa, deverão ser enfrentadas com urgência, mas sem atropelo. O ritmo dessas e de outras reformas importantes será sempre definido em conjunto com os líderes e com o plenário desta Casa”.
No mesmo dia, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. Arthur Lira recebeu 302 votos contra 145 de Baleia Rossi (MDB-SP), seu principal concorrente. E em seu discurso disse:
"Precisamos urgentemente amparar os brasileiros que estão em estado de desespero econômico por causa da covid-19 e temos que examinar como fortalecer nossa rede de proteção social. Temos que vacinar, vacinar, vacinar o nosso povo. Temos que buscar o equilíbrio de nossas contas públicas". Em outro trecho disse, "E (temos que) dialogar com a sociedade e o mercado de forma transparente para que haja uma compreensão do que é possível e do que não é possível fazer. E, daquilo que de forma previsível, como sempre falamos por onde andamos, pode ser pactuado ou não".
Mesmo tendo esses grandes acontecimentos na #casadopovo o que mais rendeu atenção na internet foi o início do BBB21. Discussões, lacrações e cancelamentos já na primeira semana. Confesso que ainda não assisti, mas mesmo não estando ligado na TV é quase impossível não ser impactado com as notícias, comentários e memes.
Mas meu ponto principal é fazer a reflexão do slogan que o próprio programa faz "A casa mais vigiada do Brasil", e neste momento é que podemos concluir que facilmente mudamos a direção do nosso foco. Somos alvo da grande mídia, e acabamos tendo interesse mais na vida dos outros do que necessariamente estar ligado nos acontecimentos da política brasileira que está diretamente relacionada a nossa vida.
Somos o país onde o entretenimento se torna mais importante do que a política nacional. Não em sentido de crítica, mas em sentido de que precisamos ter claro no que devemos focar nossa atenção e para onde estamos indo.
O ano apenas começou, mas já esta cheio de acontecimentos, não teremos carnaval nesse fevereiro, o Jeff Bezos o homem mais rico do mundo deixa o cargo de CEO da Amazon, Bill Gates estuda tecnologias bastante ambiciosas para combater o aquecimento global e o agronegócio do Brasil já começa a dar indicio de um novo ano com recorde de produção em 2021. Em todo o mundo, líderes mundiais continuam em busca das doses de vacinas e principalmente buscando ideias e soluções para retomada pós COVID19.
Finalizo por aqui deixando a mensagem que ainda temos 11 meses nesse 2021. Muita coisa pode acontecer e ter foco conectado aos nossos objetivos é com certeza o que fará esse ano ser diferentes dos outros. Meu objetivo é continuar produzindo conteúdo baseado nos fatos e espero que meus comentários possam servir de insight para todos que me acompanham.
Fico por aqui, e até a próxima.
Atenciosamente,
Dágon Manoel Ribeiro / Doutor em Biotecnologia e Biodiversidade / CEO da Biotecland