Caso de Assédio Moral no Trabalho #02
Olá, investigadores e apaixonados por desvendar segredos!
Hoje vamos desvendar mais um caso de investigação corporativa. 🔎
No episódio de hoje, Mario Junior,CFI e Alessandra Vieira da Costa investigam um caso real de assédio moral dentro de um grande hospital.
Aqui você vai entender como foi conduzida a investigação e quais foram os passos para revelar a verdade por trás das denúncias. 👀
O que levou a denunciada a cometer o assédio? Houve pressão? A denunciada também era assediada? Ela tinha plena consciência que estava cometendo assédio? Quais foram as medidas adotadas para proteger os profissionais envolvidos e garantir um ambiente de trabalho saudável?
1. Qual foi o caso?
Uma diretora de um grande hospital que assediava moralmente seus funcionários.
2. O contexto
Apesar de a denunciada ser culpada do assédio que cometeu, ela também sofreu diversos abusos durante sua vida e acabou replicando o comportamento.
3. A humanização foi perdida?
A denunciada começou sua carreira com um propósito de humanizar os processos e atendimentos de saúde, porém acabou se perdendo.
4. Demissão e empatia
Quando alguém comete um assédio, a demissão direta não é a única solução. Existem alguns casos em que é possível desenvolver a pessoa para que ela não cometa mais tais atos.
5. Falta de ética
A falta de ética da denunciada foi longe, seu comportamento ia contra todas as orientações de saúde e era regado de abusos e assédio.
Recomendados pelo LinkedIn
6. Pressão dos empregadores
A assediadora também era pressionada por seus empregadores e não estava preparada para estar em uma posição em que precisa tomar decisões delicadas.
7. Estratégias utilizadas
Além de analisar a denúncia, foram realizadas entrevistas com os denunciantes primeiro, para somente depois realizar a denúncia com a denunciada para obter a confissão.
8. Ameaças?
A denunciada pressionou os funcionários pedindo para tomarem cuidado com o que iriam falar durante as entrevistas.
9. Consciência e culpa?
A denunciada sabia que seus comportamentos eram errados, sabia que estava tratando as pessoas como tinha sido tratada no passado e sentia remorso.
10. A empatia do entrevistador
O entrevistador precisa manter uma postura empática e humanizada para obter a confissão e deixar o denunciado confortável para poder contar o seu lado da história.
11. As consequências
Apresentar o relatório final da investigação foi difícil, pois foi necessário mostrar que a empresa também tinha parte da culpa no caso.
Bom, que tal vir descobrir e assistir o episódio inteiro? Disponível no Youtube e Spotify