Cassoulet; caçarola da cozinha francesa elaborada com feijão branco, confit de pato ou ganso, linguiça e carnes
Cassoulet é uma caçarola rica e cozida lentamente que contém carne (tipicamente linguiça de porco, ganso, pato e às vezes carneiro), pele de porco (couennes) e feijão branco (haricots blancs), originária do sul da França.
Uma caçarola é uma variedade de uma panela ou tigela grande e funda usada para cozinhar uma variedade de pratos no forno; é também uma categoria de alimentos cozidos em tal utensílio.
Para distinguir os dois usos, a panela pode ser chamada de caçarola ou caçarola, enquanto a comida é simplesmente uma caçarola.
A mesma panela costuma ser usada para cozinhar e servir.
Tem o nome de seu recipiente de cozinha tradicional, a caçarola, uma panela de barro redonda e funda com as laterais inclinadas.
A louça de barro é cerâmica não vítrea com ou sem esmalte que normalmente foi queimada abaixo de 1.200°C.
A louça de barro básica, muitas vezes chamada de terracota, absorve líquidos como a água.
No entanto, a louça de barro pode ser tornada impermeável aos líquidos revestindo-a com um esmalte de cerâmica, que é o que a grande maioria da louça de barro doméstica moderna possui.
Os outros principais tipos importantes de cerâmica são porcelana, porcelana óssea e grés, todos queimados em temperaturas altas o suficiente para vitrificar.
O prato teria se originado na cidade de Castelnaudary e é particularmente popular nas cidades vizinhas de Toulouse e Carcassonne.
Está associada à região outrora conhecida como província de Languedoc.
Uma organização chamada A Grande Fraternidade do Cassoulet de Castelnaudary (francês: La Grande Confrérie du Cassoulet de Castelnaudary), organizou competições e feiras com cassoulet todos os anos desde 1999.
Composição
Todos os cassoulets são feitos com feijão branco (francês: haricots blancs ou lingots), confit de pato ou ganso, linguiça e carne adicional.
Recomendados pelo LinkedIn
No cassoulet de Toulouse, as carnes são porco e carneiro, este último frequentemente uma coxa assada fria.
A versão Carcassonne é semelhante, mas dobra a porção de carneiro e às vezes substitui o pato por perdiz.
O cassoulet de Castelnaudary usa confit de pato em vez de carneiro.
Na França, cassoulets de vários preços e qualidade também são vendidos em latas e potes em supermercados, mercearias e delicatessens.
Os mais baratos contêm apenas feijão, molho de tomate, salsichas e bacon.
As versões mais caras são provavelmente cozidas com gordura de ganso e incluem linguiças de Toulouse, cordeiro, ganso ou confit de pato.
As versões da haute cuisine exigem a mistura de carnes assadas pré-cozidas com feijões cozidos separadamente com vegetais aromáticos, mas isso vai contra as origens camponesas do cassoulet.
No processo de preparação do prato é tradicional tirar o vidrado da panela da cassoulet anterior para dar uma base para a próxima.
Isso levou a histórias, como a dada por Elizabeth David, citando Anatole France, de um único cassoulet original sendo estendido por anos ou mesmo décadas.
Nos restaurantes dos EUA, o termo cassoulet é frequentemente aplicado a qualquer caçarola à base de feijão, com variações como cassoulet de salmão.
Desejo aos meus leitores uma boa Segunda Feira. Desejo também uma ótima semana que inicia no dia de hoje!!