Castelo Novo tem muita história
O ciclo de conferências sobre as "Aldeias de Portugal" abordou na sua terceira sessão a aldeia de Castelo Novo , situada no concelho do Fundão.
João Carlos Franco, professor da Universidade Sénior da Póvoa de Santa Íria e na Academia da Casa de São Pedro em Alverca, revelou detalhadamente locais de importância histórica em Castelo Novo no Fundão. Aldeias estas que desenvolveram-se muito por influência dos judeus e pela sua proximidade com a raia de Espanha em termos de cariz social e económico. Esta é a aldeia mais próxima de Lisboa com 254km de distância a cerca de duas horas e meia.
"Faz dois anos fiz uma visita a Castelo Novo, com os meus alunos da Universidade Sénior da Póvoa de Santa Íria, para além disso conheço algumas outras aldeias, porém achei esta muito interessante. Tive a sorte de quando fui lá e apanhar uma guia que nos disse que iriamos fazer a visita ao contrário. Então fizemos de cima para baixo porque aquilo é mesmo muito a subir", disse o orador João Carlos Franco, que também dá aulas sobre as aldeias de Xisto, antes de passar um pequeno filme, ao longo de breves minutos, sobre a zona que aqui vos expomos por escrito. Os seus alunos séniores tiveram essa oportunidade de conhecer de perto Castelo Novo. Este ano esse mesmo estabelecimento de ensino para a terceira idade dará oportunidade de irem a outro ponto. O Vida Ribatejana sabe que esta nova sequência de ciclos, que passam pela cidade de Alverca, surgiram pela necessidade de quererem dinamizar o espaço, aproximando a população local e para dar a conhecer-lhes o país de lés a lés. Uma oportunidade única dos nossos leitores conhecerem algumas das doze zonas de património e despertarem a curiosidade que os leve a aventurar fisicamente ou em pensamento, caso não tenham oportunidade de o fazer, pelas aldeias.
Saiba mais sobre as histórias, lendas e curiosidades portuguesas na Edição Impressa nº 29 de Junho da Revista Trimestral Vida Ribatejana p. 37.