Reynaldo dos Santos teve um papel preponderante na I Grande Guerra
Créditos fotográficos e de conteúdos Joel Balsinha

Reynaldo dos Santos teve um papel preponderante na I Grande Guerra

"Reynaldo dos Santos: contributos para a cirurgia na Grande Guerra" foi o mote de mais uma sessão das Tarde de Conversa, através de Maria João Martinho, formada em História de Arte e Técnica Superior no Setor do Património Histórico da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no passado dia 18 de Setembro, no Museu Municipal - Núcleo de Alverca.

"Existiu um mundo até esta Guerra Mundial e depois houve outro. Há grandes transformações de facto. Nós aqui vamo-nos debruçar sobre uma área, em concreto da medicina e a cirurgia de guerra", referiu a oradora na abertura das hostes em Alverca onde aproveitou o momento para dar conta que no passado o museu da patriarcal, na sede de município, na cidade vizinha de Vila Franca de Xira, acolheu uma exposição sobre a Grande Guerra.

"O município teve as evocações da Grande Guerra, que decorreram entre 2014 e 2018, coincidente com o período centenário que durou, e aproveitou o momento para evocar um filho da terra como era Reynaldo dos Santos, destacando o seu contributo ao nível da cirurgia uma vez que teve um papel importante na qualidade de investigador e de médico militar do corpo expedicionário português, na Baviera, na Flandres", relembrou a especialista.

A pesquisa levada a cabo para o trabalho, que tivemos a possibilidade de acompanhar esta quarta-feira, e que vos trazemos aqui, segundo enumerado por Maria João Martinho, teve por base em consultas ao arquivo da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, ao arquivo das Finanças, arquivo da Cruz Vermelha e ainda a uma correspondência do próprio Reynaldo dos Santos existente na Casa Reynaldo dos Santos no município de Cascais.

Apelidado pela interlocutora como sendo talvez um Leonardo da Vinci da época levou a que a tarefa de redigir e constituir este mesmo documento fosse um grande desafio para os seus intervenientes.

Saiba mais sobre objetos de viagens, lista de compras, medidas, visitas a hospitais, reuniões, monumentos, meios de evacuação, tratamento de feridos, serviços de saúde, cirurgiões ingleses e franceses e a diferença entre cirurgia em tempo de guerra versus período de paz na Edição Impressa n° 30 de Setembro da Revista Trimestral Vida Ribatejana p. 32 e 33.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos